PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

29 DE ABRIL DE 2025

Na tribuna popular, especialistas esclarecem sobre o Parkinson


Representantes da Colibri explicaram sinais, diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson durante reunião ordinária da Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Silvia e Izabel, da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara

Silvia e Izabel, da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Silvia, presidente da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara

Silvia, presidente da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Izabel, vice-presidente da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara

Izabel, vice-presidente da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara
Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Silvia e Izabel, da Associação Colibri, usaram a tribuna popular da Câmara






Durante a 22ª reunião ordinária da Câmara de Piracicaba, realizada nesta segunda-feira (28), duas representantes da Colibri - Associação Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba, Silvia Helena Rigoldi Simões, presidente, e Izabel Baraldi, vice-presidente e fisioterapeuta voluntária, usaram a tribuna popular para falar sobre a doença de Parkinson, esclarecendo seus sinais, sintomas, diagnóstico e como é feito o tratamento.

Silvia destacou que abril é o mês de conscientização sobre o Parkinson e reforçou a necessidade de ampliar o apoio às pessoas afetadas por essa doença neurodegenerativa, ainda pouco conhecida. "Na associação, estimulamos a integração. Oferecemos atividades complementares ao tratamento medicamentoso, como terapias e o coral tremendas vozes", destacou.

Ela acrescentou também que dificilmente o paciente de Parkinson encontrará um atendimento amplo e multidisciplinar na rede pública e privada, como ocorre na Colibri. "Então, há a necessidade de uma associação como a Colibri, que se sustenta com doações e eventos solidárias", afirmou.

Os responsáveis pela associação iniciaram a construção de uma sede própria em terreno doado pela Prefeitura. "Faço apelo para que o apoio se amplie. Insisto em projetos de apoio, por exemplo com um transporte especial, acessível para os pacientes. Muitos não vão para a associação por falta de transporte especial, por dificuldade de locomoção e medo de quedas. Outro projeto seria a isenção de IPTU desta nova sede", disse Silvia.

Izabel, por sua vez, trouxe informações técnicas sobre a doença, destacando que o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, afetando principalmente homens e com uma estimativa de crescimento no Brasil devido ao envelhecimento da população. 

Fatores genéticos e ambientais favorecem o aparecimento da doença. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e não há exames específicos para a detecção do Parkinson. "É importante que a pessoa, apresentando sinais e sintomas clássicos da doença, procure médico neurologista especializado em distúrbio do movimento.

Ela citou os quatro sinais clássicos da doença, como a bradicinesia, que é a lentidão dos movimentos, a rigidez muscular, o tremor de repouso e a instabilidade postural, ressaltando que o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficiente. "A pessoa não percebe o tremor, o familiar que vai prestar a atenção. Quando tem o tremor o diagnóstico é mais rápido, mas nem sempre há esse sinal", disse.

Embora não haja cura, existem medicamentos e, em algumas situações há indicação de cirurgia para o Parkinson, além da reabilitação com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, entre outros profissionais. "Com o tratamento, a doença terá progressão lenta e há medicamentos específicos. Em relação à cirurgia, o que é mais feito hoje é o implante de eletrodos, fornecendo uma estimulação cerebral profunda. Nem todos os casos são elegíveis para cirurgia mas, quando acontece, melhora muito a qualidade de vida", explicou

O vereador Ary Pedroso Jr. (PL) parabenizou as representantes da associação e comentou sobre a importância da conscientização sobre a doença. "Quanto mais cedo o diagnóstico melhor o tratamento, vocês são responsáveis pela melhora da qualidade de vida de todos que atendem", disse.

O vereador Josef Borges (PP) também parabenizou o trabalho desenvolvido pela associação e destacou a importância dos profissionais de fisioterapia, como ele, no tratamento do Parkinson, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos pela doença.

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, agradeceu as informações fornecidas e lembrou que foi conhecer a associação. Lembrou também da ex-vereadora Ana Pavão (in memorian) que, segundo ela, "lutou muito pela sede nova da Colibri, com a doação da área pela Prefeitura".

O vereador André Bandeira (PSDB) também parabenizou as oradoras e o trabalho realizado, de conscientização, informação e doação pessoal para a sociedade pela conscientização a respeito do Parkinson. Por fim, o vereador Pedro Kawai (PSDB) agradeceu a oportunidade de recebe-las na Câmara. "Sou testemunha, por muitas vez vi o quanto vocês melhoram a qualidade de vida dos seus pacientes", finalizou. 



Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas