PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE ABRIL DE 2016

Prefeitura libera táxi adaptado após solicitação de Bandeira


Vereador é o autor da indicação 728/2016 que trata do assunto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Piracicaba terá táxis adaptados para cadeirantes



O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSB), liberou o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de forma confortável, através de decreto municipal, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (7), que permite a criação do “táxi acessível” (adaptado).

A luta do vereador André Bandeira (PSDB) começou em 2013, quando solicitou ao Executivo que liberasse a criação do serviço de táxi acessível adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Piracicaba. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com 75.617 pessoas com algum tipo de deficiência, sendo 22.456 pessoas com dificuldades motoras, por isso a relevância da implantação desse serviço. O táxi acessível é um veículo especializado no transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que possuam cadeira de rodas. Ao solicitar os serviços, em poucos minutos, o passageiro estará acomodado com conforto e segurança, podendo ir até o seu destino sozinho ou acompanhado com até duas pessoas.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida e a mobilidade, além de promover a inclusão das pessoas com deficiência em todos os segmentos de nossa sociedade”, acrescentou Ferrato.

Os veículos são adaptados com plataformas de acionamento totalmente eletrônico, sempre de acordo com as determinações da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).

“Vários municípios em nosso país contam com os serviços do táxi acessível e adaptado e agora Piracicaba passará a figurar juntamente São Paulo, Santos, Bauru, Campinas entre outros. Sabemos que existe aqui o Elevar, mas a demanda é maior do que a oferecida pelo sistema, por isso, a importância de existir serviços alternativos que possam ser oferecidos para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, enfatizou Bandeira.

Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, que será o responsável pela instalação e fiscalização do serviço, o valor da tarifa será a mesma praticada pelo táxi comum.

“Implantaremos, a princípio, seis novas vagas de táxis especiais nas proximidades da Santa Casa, Bairro Alto, Hospital dos Fornecedores de Cana, Vila Rezende e Hospital Unimed (Jardim Petrópolis)”, revelou Akira acrescentando que “o sorteio das novas vagas para a atividade de táxi acessível será realizado conforme decreto que será publicado hoje no Diário Oficial do Município”.

Informou ainda que os atuais permissionários que desejarem também poderão adaptar o veículo para os seus pontos de estacionamento sem participar do sorteio.

Segundo o parlamentar, apesar do recurso, os táxis adaptados podem fazer qualquer tipo de corrida, não precisando ficar exclusivo para pessoas com deficiência.



Texto:  Assessoria parlamentar Redação


Trânsito e Transportes André Bandeira

Notícias relacionadas