PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2019

Policia Militar: "Operação Carnaval" nas ruas a partir das 18h de hoje


Rodrigo Arena, novo titular do 10º BPM/I, participou do "Câmara Convida" de hoje (1). Ele assumiu o cargo na terça-feira (26), vindo do município de Rio Claro (SP)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Novo comandante da Polícia Militar foi o entrevistado desta sexta-feira no "Câmara Convida"

Novo comandante da Polícia Militar foi o entrevistado desta sexta-feira no "Câmara Convida"
Foto: Sidney Jr (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Rodrigo Arena era de Rio Claro (SP) e foi transferido para Piracicaba (SP) após promoção

Rodrigo Arena era de Rio Claro (SP) e foi transferido para Piracicaba (SP) após promoção
Foto: Sidney Jr (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Câmara Convida é levado ao ar às sextas-feiras, ao meio-dia

Câmara Convida é levado ao ar às sextas-feiras, ao meio-dia
Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

Novo comandante da Polícia Militar foi o entrevistado desta sexta-feira no "Câmara Convida"



O novo comandante do 10º BPM/I (Batalhão de Policiamento do Interior), sediado em Piracicaba (SP), Rodrigo Eval Arena, participou da edição do programa “Câmara Convida” exibido pela TV Câmara no início da tarde desta sexta-feira (1). Ele assumiu o comando da Polícia Militar, na última terça-feira, quando foi promovido e transferido para Piracicaba, depois de atuar nos últimos anos no município vizinho de Rio Claro (SP).

A partir das 18h desta sexta-feira (1), terá início a “Operação Carnaval”, quando serão suprimidas as folgas dos policiais para que todo o efetivo esteja nas ruas nos quatro dias de folia. Segundo o comandante, as datas de Ano Novo e Carnaval inspiram um maior cuidado justamente pela ingestão de bebida alcóolica e pela aglomeração de pessoas em locais públicos. Dependendo do que acusar o etilômetro (bafômetro), o motorista pode ser preso em flagrante, além de ter o veículo removido pelo guincho. A mobilização policial ocorrerá simultaneamente nos 11 municípios que compõem a abrangência do 10º BPMI.

BAEP – Arena comentou que há uma mobilização iniciada pela Câmara de Vereadores, Prefeitura e, agora, a Diocese, para que o governador do Estado, João Dória Júnior, autorize a implantação de uma unidade do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba, o que seria uma espécie de Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), unidade de elite da PM, no interior paulista. “São policiais treinados na Rota, Gate (Grupo de Ações Táticas) e COE (Comando de Operações Especiais), que são chamados a partir do momento em que a polícia local não conseguir suprir uma determinada ocorrência”, explica Arena. No Estado de São Paulo, além da capital paulista, existem sete unidades do BAEP em pleno funcionamento. O batalhão especial depende exclusivamente de autorização do governo do Estado, já que Piracicaba comporta ter uma unidade desta pelo fato de possuir o CPI 9 (Comando de Policiamento do Interior), responsável por seis batalhões, abrangendo 52 cidades.

Arena destacou os bons números obtidos em Piracicaba nas ocorrências que envolvem roubos de veículos. “Fazendo um comparativo: em janeiro de 2018 nós tivemos 36 roubos de veículos. Em janeiro deste ano (2019) foram 13 casos; uma diminuição de, aproximadamente, 64%”. Os demais roubos (residência, celulares, estabelecimentos comerciais), no mesmo período, foram 95 (2018), contra 58 (2019), o que equivale a uma redução de quase 39%”.  Os índices refletem a atuação das três companhias territoriais, além da Força Tática, “que não tem uma área específica, mas é utilizada onde temos uma maior necessidade e demanda de policiamento”. Já, furtos de veículos – quando o automóvel é levado sem a presença do proprietário – teve um aumento de 6,6% nos meses analisados. Em janeiro do ano passado foram furtados 60 veículos, enquanto que, em janeiro de 2019, 66 motoristas tiveram o seu patrimônio levado.

 O militar finalizou sua participação orientando a população a prestar uma atenção maior no momento de chegada na residência. “Esse é um dos momentos”, explica o comandante, “que os criminosos atuam”. "É aconselhável dar uma volta no quarteirão antes de entrar com o carro na garagem”, concluiu.

O Câmara Convida é levado ao ar às sextas-feiras, ao meio-dia, ao vivo, pela TV Câmara, que opera em 60.4 UHF da tv digital aberta, além de transmitir simultaneamente para os canais 8 da NET e 9 da Vivo Fibra. A atração também é gerada para o Facebook e Youtube.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Câmara

Notícias relacionadas