PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE OUTUBRO DE 2017

Piracicabana receberá moção de aplausos por compor hino de Gaspar (SC)


Homenagem a Neusa Cavallari foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Trevisan é o autor da moção de aplausos aprovada na 63ª reunião ordinária



A piracicabana Neusa Cavallari receberá a moção de aplausos 151/2017 por ser a compositora da letra e da música do hino de Gaspar (SC). A propositura é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) e foi aprovada na 63ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (30).

Em 1968, após passar três meses no município catarinense com a amiga Marlita Vailatti, Neusa escreveu a letra com fundamentos em sua viagem à cidade e, em seguida, compôs no violão a melodia de "Saudando Gaspar", como ela batizou a canção. A amiga a ajudou a compor a partitura em seguida, ao piano.

Marlita apresentou a canção ao Coro Misto Santa Cecília, de Gaspar, e pediu a seus integrantes que a ensaiassem. O regente Egon Bohn entregou a partitura ao maestro Peluzzo, de Joinville (SC), que fez um arranjo para coro a quatro vozes mistas, a fim de torná-la mais solene.

O prefeito na época, Paulo Wehmuth, passou a cantar a música em todos os eventos, divulgando-a não mais como "Saudando Gaspar", mas, sim, como "hino de Gaspar". A canção tornou-se o hino oficial da cidade por meio da lei municipal 445/1973, sancionada pelo prefeito Osvaldo Schneider.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas