PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MARÇO DE 2019

Parlamento Aberto é apresentado durante congresso em São Paulo


Diretora do Departamento de Comunicação da Câmara, jornalista Valéria Rodrigues compartilhou experiência do Legislativo piracicabano.



EM SÃO PAULO (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Valéria Rodrigues apresentou o programa "Rumo ao Parlamento Aberto"

Valéria Rodrigues apresentou o programa "Rumo ao Parlamento Aberto"
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Congresso Nacional de Comunicação Legislativa é organizado pelo Instituto Pro Legislativo

Congresso Nacional de Comunicação Legislativa é organizado pelo Instituto Pro Legislativo
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução

Congresso Nacional de Comunicação Legislativa é organizado pelo Instituto Pro Legislativo



A diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues, apresentou na tarde desta quinta-feira (14) no 3º Congresso Nacional de Comunicação Legislativa, em São Paulo (SP), o projeto "Rumo ao Parlamento Aberto", desenvolvido na Câmara de Vereadores de Piracicaba. O evento é organizado pelo Instituto Pro Legislativo.

"Embora pareça um conceito óbvio, o Parlamento Aberto ainda é pouco compreendido de forma geral", disse Valéria. Ela retomou a conjuntura da Câmara durante períodos de constantes críticas de movimentos sociais, entre 2011 e 2014, e fez um comparativo de que, na época, o Legislativo preferiu se fechar à população.

A partir de 2015, com a eleição do então presidente da Mesa Diretora, Matheus Erler (PTB), a Câmara iniciou um processo de abertura, primeiramente com a retirada do vidro que fazia a separação entre a galeria e o plenário. "Por mais simples que tenha sido, foi muito simbólico este ato", disse.

Valéria enfatizou as diversas ações com o intuito de abrir a Câmara à população, como o estímulo ao uso da Tribuna Popular, a transmissão ao vivo e a cobertura das licitações da Casa e a consulta pública sobre o Parlamento Aberto, assim como a melhora da relação com a imprensa local. "As diferenças continuam, mas é importante estabelecer um diálogo saudável", pontuou.

O evento em São Paulo reuniu representantes de Câmaras municipais do país para discutir questões legais, experiências em Legislativos (como o projeto de sustentabilidade da Câmara dos Deputados, em Brasília), a implementação da redação do Senado Federal e conceitos relacionados ao marketing.

Diretor do Instituto Pro Legislativo, Sérgio Lerrer destacou a comunicação "como o início, meio e fim" do processo político. "É importante que as Câmaras municipais compreendam que essa forma de atuação, tendo uma transparência ativa, de busca de diálogo, representa a própria função do parlamentar e até mesmo sua razão de existir", analisou.

Também participaram, pela Câmara, do 3º Congresso Nacional de Comunicação Legislativa os jornalistas Erich Vallim Vicente, da Comunicação, e Rebeca Paroli, da TV Legislativa.



Texto:  Comunicação


Câmara

Notícias relacionadas