
27 DE ABRIL DE 2018
Vereadora anunciou ciclo de palestras da Escola do Legislativo
Nancy Thame elenca ações pontuais de trabalhos parlamentar
A vereadora Nancy Thame (PSDB) ocupou a Tribuna da Câmara, na reunião ordinária de ontem (26), por 10 minutos regimentais para destacar trabalhos parlamentar, em situações pontuais, com foco na Escola do Legislativo, em ciclo de palestras e debates, sobre o plano diretor, que está em revisão, onde a cada semana foram selecionados dois temas bastante interessantes visando dar subsídios ao município.
Dentre as várias temáticas, Nancy priorizou as diretrizes, para mostrar o quanto é importante, ver que a cidade mais compacta se torna mais barata, reduz as distâncias, a mobilidade se torna mais eficiente, com mais meios de transporte, ficando mais barata, o que reduz a especulação imobiliária e reduz o preço da terra.
"Temos instrumentos para promover isto", destacou a parlamentar, que ainda mostrou a vantagem de redução dos custos de urbanização, onde o caminhão de lixo vai andar em menos distância, o transporte, a escola, o trabalho estão mais próximos, o extresse é menor, a fila de saúde tende a diminuir, o que provoca uma melhor segurança e não segrega as pessoas.
A consideração é que há grandes modelos entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde repetimos modelos que não deram certo. Nancy também falou do meio ambiente, de evento nesta sexta-feira (27), na realização do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Sustentável, onde estará presentes grupos de representação rural, de educação ambiental, dos planos em geral, não só o plano diretor, mas os setoriais, onde também será organizada propostas deste Fórum para encaminhamentos na Câmara, para a construção do plano diretor do município, para que "possamos melhor enxergar o todo", disse.
Nancy anunciou para os dias 29 e 30, a realização do Seminário de Agroecologia, em evento a ser realizado no Centro Social Cáritas, na Pauliceia, em conteudo bastante importante. Ela também anunciou o ciclo de palestras da Escola do Legislativo, na primeira palestra sobre direitos humanos e cidadania, fundamentada na nossa Constituição, em parceira com a Unimep, com o porfessor Rodrigo, em conteúdo que está bastante rico.
Nancy ainda falou de projeto de decreto legislativo aprovado pela Câmara, sobre alergia alimentar, onde há casos que podem levar à morte, com sofrimento dos pais, para que escolas divulguem melhor e, que a família tenha retaguada do que a Câmara pode colaborar também.
A parlamentar também abordou sobre a Procuradoria Especial da Mulher, no encontro de várias instituições, na apresentação de trabalhos. Também focou a realização de palestra, com Veridiana Ricci, que falou sobre o Cram, Cras e do Creas, em detalhes de como estes orgãos podem trabalhar com outras áreas, na proteção à mulher, que pode resultar na criação de um trabalho em rede, de maneira que diferentes setores se interlacem em defesa da mulher.
Nancy concluiu suas considerações falando sobre a criação de decreto possibilitando a criação do Jardim Botânico Municipal, o que acalanta o sonho de muita gente, até porque aqui temos uma instituição como a Esalq. Também citou que no Brasil o mais antigo está no Rio de Janeiro e no mundo, temos mais de 2500 jardins, que vêm para ordenar e qualificar as plantas. "Não é só um parque, ele realmente traz um arquivo, onde hoje temos a proteção de 30% da biodiversidade contida nos jardins botânicos", disse a parlamentar, que também fechou sua fala registrando a felicidade de ter dois colegas de turma, da Esalq, onde um brasileiro, Eduardo Romão, assumiu pela primeira vez a presidência dos produtores mundiais, de produtores de açúcares, beterraba e cana. E, George Hiraiwa, que assumiu como secretário de Agricultura do Paraná.