16 DE DEZEMBRO DE 2020
Grupo musical foi criado em 2011 e desde 2018 traz nova formação e roupagem, com o acréscimo de guitarra, violão tenor e cavaquinho às melodias do bandolim.
Nancy Thame entregou a moção de aplausos ao grupo nesta terça-feira
O conjunto de choro Água de Vintém foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba com a moção de aplausos 123/2020, entregue pela vereadora Nancy Thame (PV) em ato solene no salão nobre, nesta terça-feira (15). O grupo musical foi criado em 2011, em Piracicaba, e desde 2018 traz nova formação e roupagem, com o acréscimo de guitarra, violão tenor e cavaquinho às melodias do bandolim.
É composto por Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), Xeina Barros (pandeiro), Charles Barreto (cavaco), Guilherme Girardi (violão de 7 cordas) e Marcus Godoy (violão e guitarra). A primeira formação contou ainda com Saulo Ligo (cavaquinho) e Paula Borghi.
O conjunto já se apresentou em eventos do Sesc nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e em festivais e programas dedicados ao choro, como o "1º Festival de Choro de Avaré" e a "Semana Seu Geraldo de Música de Leme".
Em 2013, lançou seu primeiro CD, "Café da Dona Chica", com 12 choros inéditos, sendo alguns de autoria de componentes do grupo, e participou do evento "51º Festival Villa-Lobos", no Rio de Janeiro.
Em 2014, apresentou-se no "7º Encontro de Choro da Unicamp" e gravou o programa "Talentos", da TV Câmara, em Brasília.
Em 2015, o grupo lançou seu segundo disco, em homenagem ao violonista, compositor e artista-plástico piracicabano Sergio Napoleão Belluco, também professor de importância para a música piracicabana e formador de músicos da região.
No Sesc Piracicaba, o conjunto apresentou-se ao lado de músicos como Toninho Carrasqueira, Pedro Amorim, Alessandro Penezzi, Nailor Proveta, Toninho Ferragutti, Antônio Rocha, Aquiles Moraes, Ronaldo do Bandolim, Maurício Carrilho, Alexandre Ribeiro, Cristovão Bastos, Déo Rian e Conjunto Época de Ouro.
"O Água de Vintém é um dos principais conjuntos de choro da atualidade. Possui como base o princípio de levar ao público um trabalho feito com muito capricho e atenção aos mínimos detalhes, com respeito máximo à musica, a suas histórias e origens, sejam elas na interpretação de grandes clássicos da música brasileira ou nas composições inéditas que são marca registrada em toda a sua trajetória", ressalta Nancy Thame.