
28 DE MARÇO DE 2025
Câmara aprova requerimento que questiona a causa dos odores, as medidas adotadas para contê-los e o impacto à comunidade próxima da estação do Piracicamirim
Vereador André Bandeira (PSDB)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em regime de urgência, o requerimento 270/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que solicita informações ao Executivo sobre o mau cheiro recorrente nos bairros Jardim Brasília, Santa Cecília e Vila Independência. O problema, segundo o vereador, estaria relacionado à Estação de Tratamento de Esgoto do Piracicamirim.
Na justificativa do requerimento, o vereador afirma que o forte odor tem causado desconforto à população e impactado diretamente a rotina da Escola Estadual Professora Jaçanã A. Pereira Guerrini, localizada nas proximidades da estação. Além disso, moradores relataram agravamento de problemas respiratórios e queda na qualidade de vida, especialmente entre crianças, adolescentes e trabalhadores da escola.
Segundo o vereador, a situação já havia sido enfrentada anteriormente pela comunidade, mas parecia controlada até o recente agravamento do problema. “A volta do mau cheiro reacendeu as preocupações com a saúde pública e a necessidade de ações imediatas”, afirmou.
No requerimento, André Bandeira questiona quais medidas estão sendo adotadas para conter os odores, se houve alterações nos processos da estação, a existência de plano emergencial e o cronograma de manutenção do local. Também pede informações sobre o monitoramento da qualidade do ar, registros de reclamações da população, cumprimento das normas ambientais pela empresa responsável e a previsão para normalização da situação.