04 DE MARÇO DE 2022
Homenagem foi proposta pelo vereador Laércio Trevisan Jr.
Homenagem foi proposta pelo vereador Laércio Trevisan Jr.
A trajetória de 100 anos da Estação da Paulista, desde que foi inaugurada, em 1922, será reconhecida pela Câmara com a moção de aplausos 27/2022. A homenagem, proposta pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) e aprovada nesta quinta-feira (3), na 1ª reunião ordinária do ano, estende-se à Prefeitura e à Secretaria Municipal da Ação Cultural.
Trevisan conta que a Estação da Paulista teve origem com a idealização, ainda no século 19, da linha para ligar Limeira a Piracicaba, que começou a ser construída somente em 1916 pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O ramal saía de Recanto, uma pequena estação próxima a Nova Odessa, passava por Santa Bárbara d'Oeste e foi prolongado até a estação terminal de Piracicaba em 1922, ano em que a Estação da Paulista foi inaugurada, em terreno doado por João Baptista da Rocha Conceição, médico e ex-vereador.
"Piracicaba já possuía um ramal ferroviário da companhia Ytuana/Sorocabana. Devido à chegada da Paulista, Piracicaba passou a ser uma das poucas cidades do interior do Estado a ter linhas e estações de trem de duas companhias diferentes. Aberta em 30 de julho de 1922, a Estação da Paulista recebeu esse nome para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação", acrescenta Trevisan.
O vereador relata que "a história da Paulista como estação durou pouco mais de meio século". "Foi em 1977 que a Paulista desativou o transporte de passageiros e o uso do prédio da estação. Exatamente no dia 20 de fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi cortado. O transporte de cargas seguiu fraco até acabar nos anos 1990. E, então, a estação acabou fechando permanentemente juntamente com a linha."
Trevisan recorda que "o patrimônio da Paulista foi transferido à Fepasa, estadual, e posteriormente à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima". "Em 1996, a estação foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba e, em 2006, a Prefeitura entregou a recuperação do prédio e deu a ele a atual destinação", completa o parlamentar, destacando o atual uso do local para lazer, educação e atividades físicas e culturais.
"É muito importante o reconhecimento e a comemoração do centenário da Paulista, que tanto desenvolvimento econômico trouxe no passado para Piracicaba e hoje tem um parque muito bonito", declarou Trevisan, durante a reunião ordinária desta quinta-feira.