13 DE DEZEMBRO DE 2024
Marco Aurélio Carvalho e Moisés de Oliveira Lara receberam homenagem do vereador Ary Pedroso Jr.
Reunião solene ocorreu na noite de 11 de dezembro
Os médicos Marco Aurélio Carvalho e Moisés de Oliveira Lara receberam da Câmara Municipal de Piracicaba o Título de ‘Cidadão Piracicabano’. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (11), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, por iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. (PL).
Em sem pronunciamento, o vereador lembrou que não é comum o seu mandato realizar solenidades. “É a mais alta honraria que a Câmara pode oferecer a uma pessoa. Estou há oito mandatos e digo que o Marco e o Moisés fazem parte de um seleto grupo para quem presto esta homenagem”, declarou Ary Pedroso.
Marco Aurélio Carvalho, de 58 anos, é natural de Guaratinguetá e atua em Piracicaba desde 1993. Graduou-se em medicina no ano de 1991, pela Unesp de Botucatu e fez sua residência na mesma unidade em pediatria, neonatologia e terapia intensiva pediátrica. É pós-graduado em cardiologia infantil no Hospital da Beneficência Portuguesa; em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pelo Instituto Terzius; e em Informática em Saúde pela Unifesp.
Segundo o vereador Ary Pedroso, Marco Aurélio contribuiu para a cidade evoluir e conquistar a UTI para tratamento de recém-nascidos que necessitam de atenção especial. Ary Pedroso fez referência às UTIs pediátricas do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) e da Unimed. “É algo que poucas pessoas fizeram”, reforçou o vereador. Marco Aurélio também foi homenageado pela sua esposa, Luciene, e pelo filho Marco Aurélio Jr.
Paulistano, Moisés de Oliveira Lara, de 59 anos, cursou a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde se formou como médico e neurocirurgião. Reside e trabalha em Piracicaba desde 1998, na Irmandade da Santa Casa de Piracicaba, nas áreas de neurocirurgia, neurologia, terapia intensiva, Cidotti e Serviço de Urgência e Emergência.
Com relação ao trabalho de Moisés, Ary Pedroso citou a vocação do médico neurocirurgião em cuidar de pessoas. “Dedica, dedicou e dedicará a sua vida a cuidar de pessoas que precisam estar em uma UTI. Salvou muitas vidas de pessoas que tiveram AVC ou traumatismo craniano, em uma situação desesperadora e que precisa de socorro imediato. Um exímio cirurgião que se dedica a continuar salvando vidas na Terapia Intensiva da Santa Casa”, lembrou.
“Este título me enche de orgulho, de honra. É uma memória que a gente guarda para a vida toda. Preciso agradecer a população de Piracicaba, especialmente aos amigos e à família que me proporcionaram a vida em uma cidade tão acolhedora e tão pujante. A cidade faz parte da minha história e sempre estará no meu coração”, disse Moisés.
“Hoje, diante de vocês, sinto não apenas o peso da responsabilidade de uma vida dedicada à medicina, mas também a gratidão de quem acredita que nenhum trabalho é verdadeiramente individual. Esta homenagem é, antes de tudo, um reconhecimento ao coletivo, aos colegas, às equipes médicas, à enfermagem, à equipe multidisciplinar, aos pacientes e suas famílias que sempre confiaram em nós”, declarou Marco Aurélio.
Acompanharam a solenidade o vice-prefeito eleito de Piracicaba, Sérgio Pacheco Jr., enquanto a Unimed esteve representada pelo diretor administrativo Juliano César Padovani, pelo diretor de promoção à Saúde, José Ricardo Nicola, e o diretor da área hospitalar, João Paulo Aguiar Jordão Mainardi.
As homenagens foram realizadas conforme os decretos legislativos 10 e 49/2024.