PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE AGOSTO DE 2019

Mauro Rontani é eleito presidente do Conselho de Curadores da Fumep


Diretor do Departamento de Administração da Câmara, advogado foi escolhido em eleição na segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Ele é advogado especializado em direito civil e processual civil e com larga experiência em administração pública



A Fumep (Fundação Municipal de Ensino) elegeu esta semana o presidente do seu Conselho de Curadores. A função estará aos cuidados do advogado Mauro Rontani, também diretor do Departamento de Administração da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que permanece no cargo no biênio 2019/2020, tem como vice-presidente o professor Roberto Arruda de Souza Lima, prefeito do campus da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Reconhecida pela excelência na área educacional, a Fumep tem 51 anos de atuação. Ela é a responsável pela coordenação da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), Cotip (Colégio Técnico de Piracicaba), Ceep (Centro de Estudos Profissionalizantes) e a unidade do pós-graduação, que oferece cursos na categoria lato sensu.

Entre as atribuições do Conselho de Curadores, que estava sendo presidido interinamente por Sérgio Antonio Fortuoso, está a de indicar o diretor-executivo para os próximos três anos, como ocorreu em abril, com o professor universitário Antonio Carlos Giuliani.

Além disso, compete ao conselho a escolha dos diretores e vice-diretores das unidades de ensino, pesquisa e extensão, deliberar sobre orçamento, plano de trabalho, prestação de contas e relatórios de atividades. É também função dos conselheiros criar novas unidades de ensino e decidir sobre a estrutura funcional-administrativa da Fumep.

Rontani diz que o desafio dos próximos dois anos é o de analisar a nova realidade educacional frente ao mercado e as possibilidades de avanço no contexto regional. “A realidade atual é marcada pela competitividade, não dá para fechar os olhos para isso. A Fumep sempre teve como carro-chefe o curso de engenharia civil, mas é o momento de analisar em quais frentes pode avançar. Temos que nos aproveitar, em nosso favor, o fato de a Fumep dispor de estrutura física e de professores que são referências em suas áreas”, declara.

Segundo Rontani, a filosofia do conselho está alinhada ao pensamento de Giuliani, de que além do aperfeiçoamento, é preciso inovar. “Dentro deste cenário desafiador, a Fumep percebe a necessidade de ter programas em diversas áreas, visando preparar as pessoas para atuação neste mercado em constante mutação”, completa o advogado, que também é o representante titular da Câmara no conselho do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Na Câmara, integra ainda o conselho da Escola do Legislativo e entre os anos 1994 e 1998 atuou como assessor jurídico, além de assessor especial no gabinete da presidência, em 2017.

O advogado foi procurador-geral do município de março de 2014 a dezembro de 2016, acumulando a diretoria do Procon local. Foi presidente do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) de janeiro de 2015 a dezembro de 2016 e assessor jurídico do gabinete do prefeito de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014.

Na composição do Conselho de Curadores da Fumep, foram indicados pela Câmara Wilson Roberto Tietz, suplente de Rontani, além de Adilson Zampieri, também titular pela Casa de Leis, e seu suplente, Washington José Pereira Marciano.

Confira a formação completa do conselho

Prefeitura do Município de Piracicaba
Sergio Antonio Fortuoso, titular
Evandro Evangelista, suplente 

Câmara de Vereadores de Piracicaba
Mauro Rontani, titular
Wilson Roberto Tietz, suplente 

Secretaria Municipal de Educação
Angela Maria Cassavia Jorge Correa, membro nato

Esalq/USP
Roberto Arruda de Souza Lima, titular
Durval Dourado Neto, suplente

AEAP
Antonio Dirceu Zampaulo, titular
Nilson Ferraz de Arruda, suplente

Sindicato dos Contabilistas
Luiz Antonio Arthuso, titular
Admir Aguiar Godoy, suplente 

Ciesp
Homero Scarso, titular
Fabio Ramos Vitti, suplente 

Prefeitura Municipal de Piracicaba
José Admir Moraes Leite, titular
Arthur Alberto Azevedo Ribeiro Neto, suplente 

Câmara de Vereadores de Piracicaba
Adilson Zampieri, titular
Washington José Pereira Marciano, suplente

Funcionários da Fumep
Rogério Polizel Mendes, titular
Evandro de Souza Mangueira, suplente

Docentes da FUMEP
Anderson Rodrigo Rossi, titular
Alberto Martins Junior, suplente

Discentes da FUMEP
Caroline Miguel Barbosa, titular
Leandro Nascimento Casarin, suplente



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara

Notícias relacionadas