PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE NOVEMBRO DE 2019

Longatto critica instalação de mineradora em afluente do Corumbataí


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 67ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (14)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) voltou a criticar a instalação de uma mineradora na cabeceira do Córrego Cabeça, na cidade de Itirapina, o que pode comprometer a qualidade de água do rio Corumbataí, manancial responsável pelo abastecimento de Piracicaba. “Vou procurar a promotora do Gaema (Grupo de Atenção Especial de Defesa do Meio Ambiente)”, destacou, ao ocupar a tribuna da Câmara durante a 67ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (14). 

Presidente do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, Longatto disse que, como afluente do manancial, é muito perigoso para o futuro do abastecimento de Piracicaba, que a instalação das mineradoras não seja barrada. “Eu já entrei em contato, fiz alerta sobre a situação, mas até agora, nada. Eu só me pergunto de onde nós, em Piracicaba, vamos tirar água para poder beber no futuro”, disse. 

Ele disse que as mineradoras estão sendo instaladas em APP (Área de Proteção Permanente) e APA (Área de Proteção Ambiental). “Alguma coisa está errada e isso vai prejudicar a água do rio Corumbataí, que, atualmente, é de médio para boa”, acrescentou. Ao mesmo tempo, ele relatou o esforço da Prefeitura de Piracicaba em cuidar dos recursos hídricos acessíveis para o abastecimento do Município. 

“Eu quero elogiar o prefeito Barjas Negri, porque, quando este vereador apresentou o programa Conservador das Águas, que já era realizado na cidade de Extrema-MG, o prefeito não mediu esforços para implantar na cidade e hoje já temos 12 famílias recebendo recursos por preservar nascentes”, relembrou. 

O vereador aproveitou o uso da tribuna da Câmara para destacar algumas conquistas de Piracicaba, como a avaliação como a melhor cidade em saneamento e a primeira em educação fundamental no País. “Não sou eu que falo, mas é a grande imprensa. E eu exibo isso com grande orgulho porque nós trabalhamos para chegarmos a estes patamares, é importante divulgar aquilo de bom que Piracicaba tem, atirar pedra é fácil, quero ver reconhecer as virtudes”, concluiu.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas