05 DE SETEMBRO DE 2017
Dança, artes plásticas e música receberam homenagem do vereador
Solenidade recebeu apresentação da Corporação Musical União Operária
A cultura esteve em evidência na noite desta terça-feira, 5, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde as artes plásticas, a dança e a música foram reverenciadas em reunião solene proposta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e promovida no Salão Nobre Helly de Campos Melges.
Em artes plásticas, os homenageados foram Carmela Pereira, que trabalha com a técnica naïf; João Ovídio Caravita, detentor de medalhas nas mostras Primavera e Almeida Júnior; e Laura Gonçalves Pezotto, integrante do grupo Caipiras do Plein Air e da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos.
Os nomes escolhidos na área da música foram Paula Hissami Yamada Hirama, cantora de 17 anos e integrante do Grupo Musical Todos Nós; Romildo de Souza, de 78 anos, da Corporação Musical União Operária; e Rosnei Tuon, violinista piracicabano que vive desde 1991 em Genebra, Suíça, onde é concertino na Orchestre de la Suisse Romande. A homenagem de Tuon foi recebida pela mãe, Inês Tafarello Tuon.
Na dança, o parlamentar enalteceu a trajetória de Carina Castro, bailarina que estudou na Royal Academy of Dance de Londres e fundadora, em 1988, da Escola Carina Castro Ballet. Também foi homenageado o grupo Batuque de Umbigada, que possui na cidade a Casa de Batuqueiro e a Casa de Batuque Fogo Verde, representado pelo mestre Osvaldo Pereira Merches, o Dado. Além disso, Roberta Lessa recebeu a homenagem em nome da Congada do Divino Espírito Santo, grupo de mais de um século e um dos principais representantes das manifestações folclóricas tradicionais do município.
Para Pedro Kawai, a arte é um sentimento de vida e que, ao mesmo tempo, vem da alma. “O ser humano precisa das artes na sua rotina. Não há como não se emocionar”, disse o vereador, ao reforçar que é preciso reconhecer a importância dos que militam na cultura para que as novas gerações sejam motivadas a se engajar nas manifestações. “E como fazemos isso? Mostrando que vale a pena e trazendo exemplos como os que temos hoje”, completou ele.
Ao agradecer o parlamentar pela homenagem, Roberta Lessa disse ter optado por falar em nome do “sagrado” que habita cada um, independente das crenças. “Este é um instante cósmico de homenagens. Eu poderia falar em nome de um grupo, de uma pessoa, mas prefiro em nome do sagrado. Sem essa conexão, não somos nada. Representamos esse sagrado com nossas artes. Somos este arco e esta ponte de cultura, inovação e tradição. A gratidão de cada um de nós tem que ser em reverência ao que nos propusemos fazer: a arte local, que pulsa dentro de nós, e sem a qual não somos nada”.
Secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese disse que Piracicaba é uma cidade progressista, de indústrias e comércio pujantes, mas que também se projeta pela força da cultura. “Tudo o que vocês fazem, vem da alma. Vocês lutam, no dia a dia, para manter a criatividade, porque sabem o quão importante isso é para a sociedade. Ser artista é uma missão”, definiu ela.
O vereador Gilmar Rotta (PMDB) lembrou que a cultura é uma arte que une pessoas sensíveis, que, muitas vezes, passam despercebidas e permanecem no anonimato. “A arte acompanha os acontecimentos, de acordo com sua época. Há talentos em todas as classes sociais. A arte resgata a cidadania, promove a interação social e familiar, provoca mudanças significativas nas pessoas, num mundo cada vez mais materialista. Ela nos faz respirar de novo e repor as nossas energias.”
A solene contou com apresentação da Banda União Operária, regida pelo maestro Jonatas Dionísio. Também participaram Ediana Maria de Arruda, do Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), e João Benatti, da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).
O Dia Municipal do Artista Plástico é comemorado na Câmara desde 2007, enquanto a solenidade para o Dia da Música passou a ocorrer a partir de 2009. A Semana Municipal da Dança e o Dia do Profissional da Dança é de 2011. A realização de uma única solenidade para homenagens distintas está prevista no decreto legislativo 32/2015, que trata da junção de categorias sejam similares. Kawai solicitou a realização da reunião solene no requerimento 362/2017, aprovado pela Câmara na reunião ordinária de 22 de junho.