01 DE SETEMBRO DE 2017
Moção de aplausos foi entregue durante a 48ª reunião ordinária
Marco Antônio Zito Alvarenga também preside conselho estadual
A dedicação à comunidade negra de Piracicaba pelo procurador Marco Antônio Zito Alvarenga foi enaltecida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) nesta quinta-feira, 31, durante a 48ª reunião ordinária. O homenageado esteve no Plenário Francisco Antônio Coelho para receber do parlamentar a moção de aplausos 81/2017.
Alvarenga é presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN-SP) e, desde agosto de 2011, preside o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir).
Ele integra a Comissão de Acompanhamento do Programa Estadual de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, atua na área de direito há mais de 20 anos, com destaque na defesa dos direitos e das garantias individuais dos cidadãos, em especial da comunidade negra no âmbito estadual.
Kawai lembrou a importância de Piracicaba dispor do Conepir, que desenvolve ações articuladas, propõe e acompanha as políticas públicas de combate ao racismo e à discriminação racial.
“Piracicaba deve e muito ao senhor, por conta da construção desse conselho, uma luta de quase 30 anos, conquistada graças ao seu apoio e de uma conjunção de forças. Por isso, a Casa reconhece a importância que é a comunidade negra para o município”, declarou Kawai.
Alvarenga elogiou a Câmara pelo trabalho permanente na busca da igualdade de direitos do cidadão. “Não fiz nada que minha obrigação. Só tenho o que agradecer ao Conepir. Encontrei aqui uma liderança ferrenha, borbulhante, inteligente. Caminham por esses corredores de forma contundente”, disse o homenageado.