
08 DE MARÇO DE 2016
Ninguém pode ser considerado culpado até trânsito em julgado, lembra vereador
Propositura de autoria do parlamentar foi aprovada na 10ª reunião ordinária
Os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados e Senado Feral receberão da Câmara de Vereadores de Piracicaba a moção 43/2016, proposta pelo vereador João Manoel dos Santos (PDT), em apoio à moção 5/2016, do deputado Campos Machado, que apela ao Congresso Nacional para propugnar medidas legislativas que salvaguardem o princípio constitucional da ampla defesa e da presunção de inocência até o transito em julgado. A propositura foi aprovada nesta segunda-feira, 7, na 10ª reunião ordinária.
João Manoel explica que o projeto de Campos Machado foi apresentado na Alesp contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite execução de pena de um acusado após condenação em segunda instância. O vereador diz que a decisão tomada pelo STF “anulou” norma da Constituição, segundo a qual “ninguém será considerado culpado até trânsito em julgado, em total desobediência ao princípio da ampla defesa, estabelecido do artigo 5º da Constituição Federal.
Segundo o vereador, a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e outras entidades comungam da mesma opinião. “Como pode o STF desrespeitar o princípio da tripartição dos poderes, ao pretender legislar, em lugar do Congresso Nacional, e alterar a redação da Constituição Federal em sua interpretação?”, indaga o parlamentar.