03 DE JUNHO DE 2024
Fabrício Polezi e sua equipe retiraram na Escola Estadual Samuel de Castro Neves, no bairro Santana roupas e produtos básicos à população afetada pelas enchentes no RS
Grupo escolar arrecada doações para o Rio Grande do Sul
Na manhã da última quarta-feira (29) o vereador Fabrício Polezi (PL) esteve na Escola Estadual Samuel de Castro Neves, localizada no bairro Santana para retirar doações recolhidas pelo Grêmio Estudantil Renovação. Os moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia contribuíram e fizeram doações na escola, que foi um ponto de coleta no bairro.
Polezi foi em comitiva para retirar o grande volume arrecadado pelos alunos. O aluno Thomas, coordenador do Grêmio Estudantil, procurou o vereador para que pudesse dar continuidade à destinação das doações.
Entenda a tragédia
Desde o dia 27 de abril, áreas no Vale do Rio Pardo, na região central do Estado, já sofriam com fortes chuvas e granizo.
Mas foi em 29 de abril que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o primeiro alerta vermelho de volume elevado de chuva.
As chuvas foram resultado de uma combinação de fatores, entre eles uma massa de ar quente sobre a área central do país, que bloqueia a frente fria que está na região Sul e fez com que a instabilidade ficasse sobre o Estado, causando chuvas intensas e contínuas.
Aliado a isso, o período entre o final de abril e o início de maio de 2024 ainda tem influência do fenômeno El Niño, responsável por aquecer as águas do Oceano Pacífico, contribuindo também para que áreas de instabilidades ficassem sobre o Estado.
Cerca de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas, em 441 municípios, com 340 mil tendo que deixar suas casas e 71 mil alojadas em abrigos.
"Os dias a seguir serão importantíssimos para determinar o nível dos estragos e o futuro dos moradores. A previsão é que o Rio Grande do Sul volte a sofrer com temporais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia", alerta o parlamentar.