
11 DE DEZEMBRO DE 2018
Dados foram apresentados por uma das fundadoras do grupo, que começou em 2015 na cidade
Jussara Cristiane Teixeira Bueno ocupou a tribuna da Câmara
A farmaceutica Jussara Cristiane Teixeira Bueno ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba nesta segunda-feira (10), na 74ª reunião ordinária, para destacar a atuação do Grupo Amigos do Diabetes. Segundo ela, trata-se de um trabalho que abraça Piracicaba e traz grandes resultados.
Além de Jussara, filha de diabéticos, a proposta de criação do grupo veio de Silvia Onofre, mãe de uma pessoa com a doença, com a intenção de discutir com maior ênfase as questões relacionadas ao diabetes e de acolher famílias.
O trabalho voluntário começou em 2015, ocasião em que Silvia e Jussara também levaram a proposta ao vereador Pedro Kawai (PSDB). Desde então, foram várias ações de conscientização da população, incluindo no Novembro Azul.
Jussara destacou como conquistas a reunião solene para marcar o Dia Municipal de Combate ao Diabetes, a partir do projeto de lei 38/2017, e a lei 8621/2016, que instituiu o 16 de novembro como data no município. Ela disse que Kawai sempre fortaleceu o trabalho e sempre olhou com carinho para o assunto. "Precisávamos colocar o diabetes na agenda da Secretaria Municipal de Saúde", disse, ao reforçar que a partir disso aumentou a sensibilização das autoridades.
Os números conquistados pelo grupo nos últimos anos também foram destacados por Jussara, como os 194 profissionais capacitados, mais de 100 voluntários, 30 parcerias e 1.759 procedimentos realizados, que resultaram na confirmação de 71 casos de diabetes. "Estima-se que o Brasil tenha 13 milhões de portadores, no entanto o diagnóstico tem acontecido para 50% do estimado. Quando fazemos ações como esta, conseguimos encontrar a discrepância dos valores glicêmicos para trazer a pessoa para perto e conseguir acompanhá-la no tratamento."
A rede de amigos é composta por médico, fisioterapeuta, farmacêutico e outros profissionais, lembrou Jussara.
Sobre o ano de 2018, ela comentou que a atenção esteve na capacitação do profissional da área da Saúde para o acolhimento da pessoa com diabetes. Em maio, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas da Secretaria de Saúde receberam as técnicas de aplicação de insulina. No mesmo mês ocorreu o Fórum Regional de Judicialização da Saúde. Os guardas civis também receberam o trabalho de sensibilização do grupo.
O grupo conseguiu, ao longo do ano, realizar 1.458 procedimentos, em 62 bairros. Ao todo foram 399 profissionais capacitados.
Ao final, o vereador Pedro Kawai (PSDB) elogiou o trabalho do grupo. "Acima de tudo, quero agradecer a confiança depositada em nosso gabinete, em nos trazer esta demanda", declarou.