08 DE JUNHO DE 2018
Sugestões serão apresentadas durante o processo de revisão do PDM; site para enviar demandas abrirá na segunda-feira (11)
O Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável da Câmara de Vereadores de Piracicaba se reuniu na tarde desta sexta-feira (8) para definir propostas a serem apresentadas para o Plano Diretor do Município (PDM), que passa por um processo de revisão e que, a partir de segunda-feira (11), abrirá site onde população poderá enviar sugestões a serem incluídas no estudo.
“Vamos reunir as propostas de cada um dos grupos temáticos que integram o Fórum e, a partir daí, encaminharemos como sugestões para o Plano Diretor do Município”, explica a vereadora Nancy Thame (PSDB), co-autora do colegiado ao lado do vereador Paulo Serra (PPS). A parlamentar destacou que o objetivo buscar a sustentabilidade da ocupação da cidade e da Zona Rural.
Dentre as propostas, está a mudança da formação do Conselho da Cidade. Atualmente, a maior parte é de representante do poder público e o Fórum de Gestão e Planejamento Territorial sugere que isso seja invertido, passando a ter 60% de representantes da sociedade civil e 40% do poder público. Outra proposta é que, enquanto haja vazio urbano, não seja ampliado o perímetro da cidade.
Também existem propostas voltadas a melhorar conceitos de habitação, como a questão de “interesse social”, assim como os participantes do Fórum querem que o Plano Diretor do Município seja mais “auto-aplicável”. “Ao invés de somente apresentar conceitos, é preciso que defina questões estruturais sobre a ocupação do Município”, disse Silvia Morales, assessora da vereadora Nancy.
Foram feitas recomendações em diversas áreas, como a Mobilidade, tendo o objetivo de que as ações do poder público dêem maior atenção ao transporte coletivo, diminuindo a quantidade de veículos na cidade e atendendo outros modais de locomoção, como as bicicletas.
“A minha assessoria escreverá um documento baseado nestas propostas e encaminharemos como sugestões ao Plano Diretor”, destacou a vereadora Nancy Thame (PSDB).
O Fórum é composto pelos vereadores autores da proposta, além de envolver representantes (titular e suplente) do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba); Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente); Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento); do Conselho Municipal da Cidade, do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente); do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural); do Comob (Conselho Municipal de Mobilidade); do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental); da Oscip Pira 21; da OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental; do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola); de entidades representativas de Engenharia, Agronomia e Meio Ambiente; e de profissionais de Arquitetura e Urbanismo; da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); e de instituições de Ensino Superior em funcionamento no município.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)