27 DE ABRIL DE 2018
Sustentabilidade é ponto convergente em grupos que discutiram a revisão do PDDU
4º encontro do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Sustentável
A vereadora Nancy Thame (PSDB) e o vereador Paulo Serra (PPS) realizaram nesta sexta feira (27), o quarto encontro do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Sustentável. Com o objetivo de promover discussões gerais de território focados no Plano Diretor de Desenvolvumento Urbano (PDDU), o fórum reuniu profissionais da área ambiental da cidade que se demonstraram atentos á sustentablidade nos vários aspectos que envolvem a revisão do Plano Diretor.
Foram definidos três grupos para discutir as questões sobre sustentabilidade do município e criar ideias para serem implementadas no Plano Diretor. O grupo Planos foi responsável por discutir um conjunto de planos setoriais presentes no Plano Diretor, como plano de mobilidade urbana, habitação de interesse social e de desenvolvimento rural. Segundo Bruno Vello, membro do Observatório Cidadão, “As propostas discutidas são mais gerais, que causam mais impacto dentro do Plano Diretor”.
O segundo grupo foi o de Educação Ambiental, cujo objetivo, segundo Ely Barreto, membro do projeto Pira 21, melhorar entendimento sobre educação ambiental e trazer novos métodos para a discussão. “Tentamos fugir do conceito de educação como coisa abstrata e pensamos em espaços que podem ser utilizados como educativos” descreve Ely. Um exemplo levantado pelo grupo são as Trilhas Urbanas. “Temos uma cidade muito rica, podemos realizar trilhas para os moradores descobrirem locais novos na cidade, assim como uma forma de educação.” afirma Barreto.
O terceiro grupo ficou responsável pela discussão das Áreas Rurais em Piracicaba. De acordo com Marly Pereira, integrante do grupo e professora da Esalq/USP, é difícil discutir sobre a área rural pois os moradores são excluídos dos temas discutidos no Plano Diretor. “O que queremos é dar essa personalidade ao rural e mostrar qual são os problemas e as diferenças”, disse Marly.
A vereadora Nancy Thame comentou a importância de discutir questões de sustentabilidade para a cidade. Segundo ela, nas rodas de conversas surgem ideias que podem mudar o sentido da preservação, da educação ambiental e da valorização de espaço. “Nós já viemos numa construção do Fórum no sentido de entendermos os objetivos maiores e as contribuições que podemos dar”, disse Nancy.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)