27 DE JULHO DE 2018
Grupo acompanhará conferência com o Ipplap para alinhar propostas e questionamentos sobre a revisão do Plano.
Reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (27), o Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável apresentou as propostas encaminhadas ao Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) para o Plano Diretor do município.
Dentre as propostas, estão a implementação de construções sustentáveis em áreas públicas, bem como medidas de educação ambiental nos espaços educadores. Outros pontos ressaltados no documento foram a necessidade de congelamento do perímetro urbano e a regulamentação de instrumentos urbanísticos, com destaque para a sugestão de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo e regularização fundiária.
Em relação à zona rural, uma das principais preocupações é a criação de políticas que estimulem a produção agrícola verticalizada ––inclusive com sugestões de tornar Piracicaba um agropolo–– com o objetivo de inverter o caminho da urbanização.
Os integrantes do Fórum acompanharão uma conferência realizada pelo Ipplap, neste sábado (28), que apresentará as análises das sugestões apresentadas e ouvirá novas propostas e questionamentos. "São seis meses construindo conteúdo para ver o que, na revisão, seria importante para o Plano Diretor", disse a vereadora Nancy Thame (PSDB), autora, ao lado do vereador Paulo Serra (PPS), da proposta que instituiu o Fórum.
"Hoje compartilhamos as principais propostas apresentadas no documento entregue ao Ipplap há 15 dias. Os integrantes de diversas instituições começam a congregar e alinhar as propostas para essa revisão", completou a parlamentar.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)