PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE OUTUBRO DE 2018

Esalq e Cena receberão moção de aplausos por lançamento de livro


Homenagem foi aprovada nesta segunda-feira, na 57ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai



A Esalq/USP (Escola Superior Agrícola Luiz de Queiroz) e o Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) receberão a moção de aplausos 140/2018, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), pelo lançamento do livro "Pathways to Collaboration" (Caminhos para a Colaboração). A propositura foi aprovada nesta segunda-feira (1º), durante a 57ª reunião ordinária.

A publicação foi lançada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, com edição de Otto Jesu Crocomo e William Sharp, além de Jum Fowler, Roman Holowinsky, Austin Channel e Julius Kreier (falecido). Teve também 52 colaboradores, distribuídos em dois volumes, e cerca de 1.300 páginas. Sharp, ao término do prefácio, citou que a "colaboração entre pessoas para um objetivo comum é uma bela experiência, às vezes repleta de altos e baixos, às vezes com grande triunfo, às vezes uma colaboração dolorida, mas é uma caminhada que merece ser realizada".

HISTÓRICO — Em 1981, Otto Jesus Crocomo, professor titular de bioquímica e professor emérito da Esalq, propôs à Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) um projeto de criação de um centro de pesquisas para o desenvolvimento de técnicas de cultivo "in vitro" de células e tecidos de plantas aplicadas à agricultura. Tal proposta também fora secundada pelo professor Flávio Tavares, da mesma instituição. Em julho do mesmo ano a Fealq aprovou, então, a criação do Cebtec (Centro de Biotecnologia Agrícola).

Os eventos tecnocientíficos que culminaram a criação da Cebtec tiveram início em 1971, quando Crocomo recebeu em seu laboratório de bioquímica de plantas do Cena a visita do professor de biologia celular William Sharp, da Universidade de Ohio.

Essa e outras visitas ao longo dos últimos 47 anos cultivaram a possibilidade de o laboratório de Crocomo adentrar no reino celular e trazer o conhecimento das sequências de reações bioquímicas para o contexto dos meandros da célula vegetal e o controle delas. Crocomo sugeriu, com a colaboração de Sharp, perspectivas mais amplas como a utilização de técnicas de cultura de células e tecidos de plantas como um importante instrumento auxiliar no melhoramento das plantas, produção de clones e variantes soma clonais.

O pioneirismo dos professores ao introduzir técnicas de cultura de células e tecidos de modo sistemático lançou o embrião da biotecnologia de plantas no Brasil para a aplicação das técnicas de cultura de células e tecidos de plantas em agricultura.

O Cebtec ocupa hoje um prédio e anexos em uma área da Esalq. Inagurado em 27 de outubro de 1988, leva o nome de Crocomo, que passou a se dedicar ao centro até 2011.Os trabalhos científicos desde 1971 foram desenvolvidos em colaboração com alunos de graduação e pós-graduação da Esalq e de países da América do Sul e do Norte, além de docentes que fazem parte do corpo científico e profisisonais, como o biólogo Enio Tiago de Oliveira, introduzido nas ténicas de bioquímica de plantas e de biologia celular por Crocomo em 1977.



Texto:  Lucas Lima
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas