PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2025

Câmara aprova moção de apelo por programa de monitoramento urbano


Moção 76/2025 apela para que o Executivo implemente projeto de videomonitoramento; proposta é de autoria do vereador Renan Paes (PL)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Renan Paes (PL)



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, durante a 21ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (24), a Moção de Apelo 76/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL). O documento é direcionado ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) e solicita a implementação, com urgência, de um programa municipal de videomonitoramento inspirado no modelo “Smart Sampa”, atualmente em execução na cidade de São Paulo.

O Smart Sampa é considerado o maior programa de câmeras de segurança da capital paulista, com tecnologia de inteligência artificial, integração com diversos órgãos públicos e sistema de resposta rápida para ocorrências. Em sua justificativa, o autor da moção argumenta que o uso de tecnologias semelhantes pode contribuir significativamente para a segurança pública em Piracicaba.

“O programa paulistano integra imagens de milhares de câmeras públicas e privadas, além de bancos de dados da Secretaria de Segurança Pública e de órgãos de direitos humanos. Isso tem permitido a localização de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas, além de uma resposta mais ágil às ocorrências urbanas”, afirmou o vereador.

O parlamentar também citou a funcionalidade do sistema na identificação de placas de veículos, atos de vandalismo, descarte irregular de resíduos e outras infrações, por meio de algoritmos avançados. A Central de Monitoramento do Smart Sampa funciona 24 horas por dia, com profissionais especializados e estrutura voltada exclusivamente para o atendimento emergencial da população.

Segundo a moção, o apelo visa trazer os benefícios dessa tecnologia à realidade piracicabana. O vereador destaca ainda que já há uma solicitação formal nesse sentido, registrada por meio da Indicação 2126/2025, também de sua autoria. Como sugestão, o parlamentar propõe que o eventual programa local seja nomeado “Smart Pira”.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Legislativo Renan Paes

Notícias relacionadas