
23 DE JUNHO DE 2016
Parlamentar cita números do projeto, implantado em 2013 por Dilma Rousseff
Propositura foi aprovada na 34ª reunião ordinária
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) defende o Programa Mais Médicos. Ele enviará ao presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), a moção 121/2016, de apelo, para a não redução de investimentos e manutenção da iniciativa, implantada em 2013, na gestão de Dilma Rousseff (PT). A propositura, de autoria do parlamentar, foi aprovada nesta quinta-feira, 23, na 37ª reunião ordinária.
Segundo Paiva, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. “Esforços estão sendo empreendidos de forma a garantir a estrutura necessária para que os médicos do SUS atendam a população com o máximo de qualidade e motivação”, lembra ele.
O programa garantiu 18.240 médicos em 4.058 municípios (73% dos municípios brasileiros) e nos 34 distritos de saúde indígenas. O Mais Médicos garante atendimento a 63 milhões de brasileiros. “São mais consultas a médicos preparados para cuidar de toda a família e com capacidade de resolver 80% dos problemas que levam as pessoas a procurar atendimento”, informa o parlamentar.
O vereador avalia que o programa vem fazendo uma profunda reestruturação na formação médica do país e que a meta do Governo Federal é criar 11,5 mil novas vagas de graduação e 12,4 mil vagas de residência até 2017. Destas, já foram autorizadas mais de 5 mil vagas de graduação e quase 5 mil de residência.