PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE AGOSTO DE 2018

Educação ampliou a prevenção do câncer, diz diretor do Cecan


Fernando Medina Cunha ocupou a tribuna popular, quinta-feira (30), para falar sobre os 25 anos do Centro de Oncologia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Fernando Medina Cunha ocupou a tribuna da Câmara na quinta-feira (30)






O médico Fernando Medina Cunha, diretor do Centro de Oncologia (Cecan) da Santa Casa de Piracicaba, disse que, ao longo dos 25 anos da unidade de atendimento, as constantes ações de prevenção e educação sobre o câncer contribuíram para a prevenção e o diagnóstico prematuro, o que fez elevar os níveis de cura da doença neste período. 

“Quando começamos, 80% dos pacientes estavam nos estágios clínicos 3 e 4, que eram quase impossíveis de curar, e hoje isso é uma raridade, 90% chega no estágio clínico 1 e 2, com chance de cura de até 90%”, disse, ao ocupar popular a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a reunião ordinária desta quinta-feira (30). 

Cunha destacou os 25 anos de atividades do Cecan. “Começou pequeno, naquela época, quando recebemos da Santa Casa o que era a antiga psiquiatria, era um corredor, e ali começamos a atender os pacientes com câncer, no primeiro ano 173 pacientes”, relatou. Atualmente, são atendidos cerca de 100 pacientes ao dia na unidade. 

Ele também informou que, na cidade, os tumores mais prevalentes são o câncer de mama, o qual equivale a 30% dos casos registrados, e o câncer de próstata, 18% das ocorrências. Cunha destacou que 85% dos atendimentos no Cecan são do SUS (Sistema Único de Saúde).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas