PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MARÇO DE 2024

ECPA recebe voto de congratulações pelos 34 anos de fundação


Clube é pioneiro no automobilismo em Piracicaba e mantém um dos maiores complexos automobilísticos do país



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) é autor da homenagem



O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) entregou, nesta quarta-feira (13), o voto de congratulações ao ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), pelos 34 anos de história e fundação. A homenagem foi motivada pelo requerimento nº 705/2023, de autoria do parlamentar, aprovado pelo Plenário. O quadro alusivo ao voto foi recebido pelo fundador do clube, Benedito Giannetti Júnior, e é extensiva à filha dele, Daniella Giannetti, a todos os demais integrantes da família, amigos, funcionários, colaboradores, pilotos, esportistas, clientes e admiradores do automobilismo.

O ECPA conta com um complexo automobilístico onde são realizadas provas regionais de automobilismo e arrancadas. Foi fundado em 13 de agosto de 1989 pelo empresário e piloto Benedito Giannetti Júnior, com a primeira prova realizada na pista de terra. Localizado às margens da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) - Km 149, entre as cidades de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, o ECPA mantém um dos maiores complexos automobilísticos do país e possui uma área de 300 mil m2 de construção.

Trevisan Jr. destaca, no requerimento, que o clube tornou o esporte automobilístico em Piracicaba uma tradição, promovendo competições que integram o calendário municipal, estadual e nacional da modalidade. De acordo com o parlamentar, o clube abriga as mais diversas categorias do automobilismo no Brasil e contribui para a formação de vários pilotos que hoje disputam no esporte a motor como grandes promessas.

O autódromo do ECPA conta com traçado de 2.100 metros, de sentido horário e elevado nível técnico; o circuito possui nove curvas e quatro retas, tendo subidas e descidas. Seu anel externo também pode ser utilizado como uma pista oval de mil metros. A reta do autódromo é toda iluminada, com arquibancada para 10 mil pessoas, lanchonete e banheiros, contando também com 23 boxes abertos e 10 fechados.

Pioneirismo - “O Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo é pioneiro e voltado exclusivamente para atividades motorizadas. O pioneirismo e o empreendedorismo de uma família tradicionalmente ligada à velocidade e ao esporte piracicabano, que apoiam e incentivam o desenvolvimento do município, onde quer que a represente”, destaca o parlamentar, no requerimento.

Um dos marcos do automobilismo nacional, é a 100 milhas, prova que surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart nas ruas de Piracicaba, quando tinha a presença de José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. Posteriormente, o evento teve uma versão em 1984, disputada em um antigo haras, tendo como vencedores Benedito Giannetti e Francisco Giannetti.

A partir de 1990, já com o ECPA inaugurado, a 100 Milhas de Piracicaba passou a ser disputada de forma ininterrupta, se tornando uma das mais tradicionais corridas de longa duração do País, que acontece anualmente em agosto, juntamente com os festejos de aniversário da cidade.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas