PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE AGOSTO DE 2017

Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar entra no Calendário Oficial


Projeto do vice-presidente da Câmara, Ronaldo Moschini assegura o mês de setembro para envolver a população em orientações de primeiros socorros.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar entra no Calendário Oficial



A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos.

De acordo com dados do Ministério de Saúde, os números no Brasil são preocupantes. Estima-se que 25% das mortes no país são causadas por infarto e cerca de 66.000 pessoas acabam morrendo por ano em decorrência do infarto. Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes mesmo de chegar ao hospital. A maioria dos adultos que pode ser salva de uma parada cardíaca encontra-se em fibrilação ventricular (FV) ou em taquicardia ventricular sem pulso (TVSP).

Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas. Sendo assim, treinar o cidadão para aplicar correta e imediatamente as técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) significa a diferença entre a vida e a morte.

Baseado nessa importância e necessidade de propagação desses conhecimentos para toda a população, o vereador Ronaldo Moschini (PPS) defendeu a instituição do Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar, a ser inserido no Calendário Oficial de Eventos do Município, comemorado anualmente no mês de setembro.

O “Dia” tem por objetivo a orientação e o treinamento do cidadão na aplicação das técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em situações de emergência. O projeto de lei 106/2017 foi aprovado na 47ª reunião ordinária de ontem (28), em segunda discussão.

Para este ano de 2017 está previsto o dia 23 de setembro, sábado, das 11 às 17 horas, nas dependências do Shopping de Piracicaba, avenida Limeira, 722, onde a população receberá orientações de como realizar reanimação cardiopulmonar até a chegada do socorro.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas