
22 DE MARÇO DE 2019
Bruno Cappelletti, diretor do Grupo Unidas, e o vereador Lair Braga (SD) participaram na tarde de hoje (22) do programa "Câmara Convida", da TV Câmara
Programa "Câmara Convida" contou na tarde de hoje com as presenças de Bruno Capeletti, do Grupo Unidas, e do vereador Lair Braga (SD)
R$ 2340,00. Esse é o valor que custa para cremar um humano em Piracicaba (SP). O diretor do grupo Unidas, Bruno Cappelletti, empresa responsável pelo crematório, implantado recentemente no bairro rural do Chicó – em uma área de 10 mil metros quadrados – foi um dos convidados do programa "Câmara Convida", exibido ao meio-dia, ao vivo, pela TV Câmara nas tardes de sextas-feiras.
Capeletti explicou que é realizada nas dependências do crematório – nos minutos que antecedem a incineração - uma cerimônia às famílias “de 15 a 20 minutos", ressaltando as qualidades e gostos do falecido. Um cerimonialista é responsável por coletar algumas informações perante aos familiares. "É um enceramento muito bonito, as pessoas se emocionam muito”.
Segundo o gestor, demorou três anos e meio para o início das atividades do crematório – desde a emissão das licenças ambientais à construção das edificações com as respectivas compras dos fornos. Ele conta que o maior desafio da empresa foi o momento de se conseguir as autorizações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), justamente pelo município nunca ter tido um serviço de cremação de humanos e animais. “Cinco funcionários foram incorporados ao grupo, dois deles capacitados para operarem os fornos”.
As incinerações também são feitas em animais pelo valor de R$ 550,00. Cappelletti faz questão de frisar que existem dois prédios – um destinado à cremação de humanos e, o outro, de animais. “Os cemitérios estão saturados e o crematório é mais uma opção às famílias”.
Ele finalizou sua participação propondo que a população vá conhecer as instalações localizadas na rua Cajobi, bairro Chicó, entre os municípios de Piracicaba e Saltinho (SP).
2º BLOCO – A atração foi finalizada com a participação do vereador Lair Braga (SD), que destacou a sua luta incessante pela revitalização da praça central, de Piracicaba, José Bonifácio e seu entorno. Anteontem o parlamentar realizou a segunda reunião do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, na sala de reuniões do prédio anexo da Câmara, que contou com as presenças dos secretários municipais de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Mentem e de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, além da participação de arquitetos, professores, líderes de associações de classe e empresários.
Nesse encontro, a Sedema anunciou a revitalização da Praça em três etapas, até ser reformulada por completa ainda este ano. Segundo Braga, o que mais o preocupa são os moradores de rua. “Todos que estão ali, passando fome e frio têm uma história. Os jovens estão vindo morar nas ruas e isso significa que está acontecendo alguma coisa com as famílias”.
A padronização é uma das medidas que a Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) pretende adotar junto aos comerciantes do local. "É que o prefeito está com o cofre apertado, mas tem que ter um olhar especial à praça José Bonifácio pelo fato de ser um dos cartões postais da cidade”, concluiu o vereador e radialista Lair Braga.