PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE NOVEMBRO DE 2024

Construção de estacionamento em praça do Taquaral é questionada


Requerimento na Pauta da Ordem do Dia da 69ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), questiona sobre a possível supressão de árvores para construção de estacionamento



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores também devem votar, em segunda discussão, projeto que amplia serviço de transporte de pessoas com deficiência



O projeto de construção de um estacionamento na praça Maria de Fátima Fasciroli Machi, no bairro Parque Taquaral, é alvo de requerimento a ser votado pela Câmara Municipal de Piracicaba durante a 69ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), a partir das 19 horas. O requerimento nº 1.1124/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, integra a Pauta da Ordem do Dia da reunião, com a preocupação quanto à possível supressão de árvores no local.

A praça está localizada no entroncamento entre a rua Jacarezinho, avenida Orlândia e rua Maringá. A parlamentar cita, no documento, o Edital de Concorrência Eletrônica nº 40/2024, publicado pelo Poder Executivo, com o objetivo de promover a requalificação da praça para a criação de novas vagas de estacionamento de veículos. A vereadora destaca também que o croqui e a foto aérea constantes no edital demonstram que haverá supressão de árvores.

Sílvia Morales lembra, no requerimento, fato recente de outro espaço público que foi transformado em estacionamento, o que resultou na supressão de árvores e “aumento da impermeabilização do solo em área com frequente ocorrência de alagamentos”. Ela ainda considera que, pela “visita realizada ao local e os aspectos urbanísticos observados na região, não há necessidade de criação de vagas de estacionamento na praça mencionada, portanto a possível supressão de árvores não se justifica”, aponta a parlamentar, no requerimento.

Dessa forma, ela quer saber o que motivou o projeto e se a supressão de árvores será evitada. Solicita ainda o estudo de tráfego que tenha motivado a iniciativa de criação de vagas de estacionamento e também o projeto de conservação ambiental para compensar a possível supressão das árvores da praça.

Requerimentos – Outros dois requerimentos estão na Pauta da Ordem do Dia da 69ª Reunião Ordinária. O nº 1.122/2024, de autoria do vereador Acácio Godoy (Avante), questiona o Poder Executivo sobre o número de famílias atendidas nos postos de saúde. Já o requerimento nº 1.123/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), concede voto de congratulações a uma clínica de reabilitação infantil.

Em segunda discussão, os vereadores devem votar o projeto de lei 240/2024, também de André Bandeira, que amplia o serviço de transporte especial para pessoas com deficiência. O objetivo é alterar a Lei Municipal 4.548/1998 para que o serviço possa ser utilizado para tratamento de saúde, programas de reabilitação, frequência à educação de primeiro e segundo graus, educação universitária, lazer e trabalho, com o objetivo de ampliar o exercício da cidadania e a inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da vida cotidiana.

A Tribuna Popular, na 69ª Reunião Ordinária, será ocupada pelo orador Wilson Lima Santos, que vai falar sobre o tema “Autismo (doenças invisíveis)”. Também haverá entrega da moção nº 173/24, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PDT), de aplausos ao Restaurante Capitão Gancho pelos 15 anos de existência.

A 69ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, na página do Facebook e no canal do YouTube da TV Câmara. Os trabalhos legislativos são também transmitidos a partir das 20 horas pela Rádio Educativa FM (105,9).



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Institucional

Notícias relacionadas