12 DE NOVEMBRO DE 2024
Projeto de lei da autoria da vereadora Rai Almeida denomina o prédio da Semac de "Maria Aparecida Araújo"
Projeto de lei foi aprovado para homenagem a uma das integrantes do Movimento Negro de Piracicaba
O projeto de lei 149/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), foi aprovado pela Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 68ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (11), para denominar o prédio da Secretaria Municipal da Cultura (Semac) de "Maria Aparecida Araújo". A homenagem é um reconhecimento à sua trajetória de luta e contribuição para a cultura e o movimento negro na cidade.
Nascida em São Miguel Paulista, Maria Aparecida Araújo mudou-se para Piracicaba na infância. Trabalhou nos Correios e na administração do ex-prefeito Adilson Maluf. Foi coordenadora do Teatro Municipal e secretária da Comissão do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Maria Araújo foi uma das integrantes do Movimento Negro de Piracicaba (Monep) em 1979, inspirada nos movimentos norte-amerianos. Ela lutou pela inclusão e igualdade da população negra, criando um sentimento de pertencimento e importância.
Além de sua contribuição ao movimento negro, Maria Araújo integrou a comissão que criou a Banda de Sapucaia e retornou o Clube de Samba. Ela acreditava que o samba nasceu da resistência negra e trabalhou para resgatar grandes nomes da música. Maria Aparecida Araújo faleceu em 2021, aos 66 anos.