20 DE JANEIRO DE 2025
Visita ocorreu na última sexta-feira; Silvia Morales protocolou requerimento ao Executivo questionando as estratégias diante dos problemas no abastecimento de água
Vereadora acompanha retirada do lodo na ETA Luiz de Queiroz
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, visitou, na última sexta-feira (17), a Estação de Tratamento de Água (ETA) "Luiz de Queiroz" e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do São Jorge, para acompanhar a destinação do lodo formado a partir do tratamento de água bruta —material que afeta a capacidade de produção de água e, consequentemente, o abastecimento à população.
De acordo com a Prefeitura e alguns servidores do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) que atenderam a vereadora, o volume de lodo já diminuiu significativamente nos últimos dias.
Silvia Morales parabenizou a iniciativa do Executivo e o empenho dos servidores. "Vamos marcar uma reunião com o presidente do Semae, Ronald Pereira, para demais esclarecimentos sobre o encaminhamento adequado desse resíduo, que está atualmente sendo armazenado em bags na ETE do São Jorge", disse.
Na última semana, a vereadora também protocolou o requerimento 27/2025, questionando o Executivo sobre as ações e estratégias para solucionar o problema de desabastecimento de água nos bairros.
No texto, a parlamentar questiona se já foi elaborado o Plano de Ação Emergencial exigido em 2024 pelo Ministério Público à Prefeitura, para resolver a curto prazo o problema do tratamento e da destinação adequada do lodo gerado na ETA "Luiz de Queiroz".
Outro ponto citado no requerimento é o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com questionamentos sobre o prazo de conclusão, as estratégias de promoção da participação social no processo de elaboração do Plano —como o período de consulta pública e a colaboração de conselhos municipais— e se estão previstas audiências públicas sobre o tema.
O mandato coletivo A Cidade é Sua também pergunta qual ação específica será adotada imediatamente para sanar o desabastecimento de água e quais são as principais ações estruturantes no Sistema Público de Abastecimento de Água para garantir o abastecimento da população a médio e a longo prazos.
"Estamos enviando esses questionamentos considerando o decreto que declara situação de emergência no município a fim de evitar o colapso no Sistema Público de Abastecimento de Água e a instituição temporária do gabinete de crise para enfrentar esse problema, visto que vários bairros de Piracicaba têm passado pela interrupção permanente do abastecimento de água potável", comentou Silvia Morales.
O requerimento, para ser encaminhado ao Executivo, ainda precisa ser aprovado pelos vereadores da Câmara, que retoma as reuniões ordinárias em fevereiro.