
07 DE DEZEMBRO DE 2018
Presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler (PTB), e o primeiro secretário da mesa diretora, Pedro Kawai (PSDB), falaram ao "Câmara Convida", da TV Câmara
Presidente Matheus Erler (PTB) e primeiro secretário Pedro Kawai (PSDB) são unânimes: "A Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP) está no caminho certo"
Transparência pública, acessibilidade, campanhas institucionais, concursos públicos e revisões na Lei Orgânica do município. Esses foram alguns temas elencados no programa “Câmara Convida”, da TV Câmara, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba (SP), Matheus Erler (PTB), e por Pedro Kawai (PSDB), que é o primeiro secretário da atual mesa diretora. Ronaldo Moschini (PPS) – vice-presidente – e André Bandeira (PSDB) – segundo secretário – não puderam comparecer.
À frente do Poder Legislativo municipal nos últimos quatros anos – sendo que sua gestão será finalizada no próximo dia 31 – Eler iniciou sua participação afirmando que a Câmara de Vereadores está mais acessível e transparente à população. “Nós temos em Piracicaba o Observatório Cidadão, que nos chancelou com mais de 80% do cumprimento da transparência pública, segundo seus requisitos”, destacou o presidente.
Como parte do processo de acessibilidade, a TV Câmara implantou esse ano as transmissões por Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas reuniões ordinárias realizadas às segundas e quintas-feiras à noite. Outro passo importante foi dado nesta manhã (7), quando a Sala de Protocolo foi transferida para ao lado da recepção do prédio principal do Legislativo, com entrada pela rua Alferes José Caetano. “Idosos e pessoas com deficiência precisam de políticas públicas de modo que venham a suprir suas necessidades”, justificou Matheus Erler.
Cerca de R$ 30 milhões de reais foram economizados, nesta legislatura, e devolvidos aos cofres da Prefeitura, “o que corresponde a uma economia já mais vista nesta Casa”, explicou Erler.
Para o primeiro secretário, o vereador é o que acompanha o dia a dia da população. “Todos os dias têm dois ou três vereadores andando pelos bairros, pelas ruas da cidade”, comentou Pedro Kawai.
CONCURSO PÚBLICO – Um dos temas, detalhado, pelos parlamentares, foi o concurso público que será aberto em 2019 para repor oito vagas, deixadas por funcionários que se aposentaram ou estão afastados. O certame será organizado e aplicado pela Fundação VUNESP a custo zero para o Legislativo, já que a instituição ficará com os valores das inscrições em troca de preparar as provas.
No período de uma hora de entrevista, ao vivo, a Escola do Legislativo também foi lembrada como um importante instrumento do saber. Criada na administração do ex-presidente João Manoel dos Santos, a unidade foi implantada, de fato, sob o comando da atual mesa diretora. A unidade de ensino, que proporciona à população cursos e demais atividades – todos com entrada franca - está com o seu espaço próprio, com acesso pela rua do Rosário – no prédio anexo. Foi premiada, recentemente, com o “Prêmio Paulista de Boas Práticas”, promovido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção de São Paulo (SP). E não é para menos: A Escola da Câmara de Piracicaba derrotou concorrentes tradicionais como é o caso de Campinas (SP) e Guarujá (SP). “A Escola tem o objetivo de trazer a população para dentro da Casa (Câmara)”, definiu Kawai.
Por último, os membros da mesa diretora destacaram a revisão da Lei Orgânica e do Regimento, além das campanhas institucionais – a exemplo da “Novembro Azul” e “Dezembro Vermelho”- promovidas e encampadas pelo Legislativo Municipal.
O programa Câmara Convida é uma produção da TV Câmara. A atração foi ao ar, pela primeira vez, em 1º de setembro de 2017. Parlamentares, personalidades e demais autoridades são convidadas a participar, ao vivo, às sextas-feiras, ao meio-dia. A emissora é sintonizada em 60.4 UHF – da TV digital aberta -, nos canais, a cabo, 8 da NET e 9, da Vivo Fibra, além de transmissão simultânea pelas redes sociais Facebook e Youtube.