31 DE OUTUBRO DE 2023
Vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) entregou a moção de aplausos 183/2023 a proprietária do espaço, Miriam Vendemiatti
Moção de aplausos foi entregue na reunião ordinária desta segunda-feira (30)
Inaugurado em 8 de outubro de 1998, o Cemitério Parque dos Animais foi homenageado na noite desta segunda-feira (30), durante a 62ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, com a moção de aplausos 183/2023, da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), entregue à proprietária do espaço, Myriam Vendemiatti.
“O cemitério é um marco na causa animal”, disse Alessandra Bellucci. “Myriam veio preocupada com o respeito após a vida do animal, ou seja, só quem ama um animal como alguém da família sabe a importância do cemitério e também do cuidado com o meio ambiente”, acrescentou a vereadora, que lembrou, ainda, que, antes do cemitério, havia o costume de se jogar animais mortes no rio.
O Parque dos Animais foi o primeiro cemitério de animais do Brasil, ecologicamente correto instalado. No texto da moção, a vereadora lembra que, em parceria com a Câmara, foi elaborada a primeira lei brasileira de cemitério de animais que depois foi adaptada em outros estados e municípios que hoje contam com cemitérios similares.
O Cemitério Parque dos Animais conta com mais de 80 mil animais sepultados que deixaram de ser jogados em rios e mananciais poluindo o lençol freático. “A ideia (do cemitério) surgiu a partir de uma pescaria às margens do rio Piracicaba quando Myriam, seu pai e irmãos viam corpos de animais que lá eram jogados”, diz o texto da moção.
“Eu agradeço a essa Casa de Leis, que deu atenção pra mim em 1993”, disse Myriam, ao receber a moção de aplausos no Plenário. “Estudei sobre cemitério de humanos e aqui no Brasil, o de animais era uma coisa inédita, então os vereadores elaboraram a primeira lei brasileira de cemitério de animais ecologicamente correta”, destacou.