28 DE SETEMBRO DE 2021
Projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, foi rejeitado em primeira discussão
A Câmara Municipal de Piracicaba rejeitou o projeto de lei complementar 9/2021, que traz novos valores para a coleta e remoção do lixo no município a fim de adequar o sistema tributário às alterações trazidas pela Lei de Saneamento Básico (lei federal 14.026/2020). De autoria do Executivo, o projeto de lei complementar não recebeu a quantidade de votos necessários para aprovação.
Discutido na 30ª reunião extraordinária de 2021, na noite desta segunda-feira (27), o PLC recebeu 12 votos favoráveis e 9 contrários e foi rejeitado, em primeira discussão, por não obter o voto de três quintos dos membros do Legislativo. Seriam necessários pelo menos 14 votos favoráveis para a aprovação da propositura.
Com a autorização dos vereadores presentes, o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, utilizou a tribuna por 10 minutos para esclarecer pontos do PLC 9/2021. Ele justificou que o projeto de lei complementar foi elaborado “por imposição de uma lei federal” que determina sustentabilidade econômico-financeira por meio do repasse de custos e serviços à população. De acordo com o secretário, o Executivo estaria sujeito a crime de responsabilidade fiscal se não houver essa sustentabilidade.
Alex Salvaia destacou que o Executivo atendeu o pedido dos vereadores para que o PLC fosse modificado, com o objetivo de criar uma taxa social. A mensagem modificativa ao projeto de lei complementar 9/2021 cria uma categoria social na tabela que regula a “Taxa de Utilização do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares”. A chamada “taxa social” permitiria que os contribuintes atendidos pelo Cadastro Único da Assistência Social pagassem a metade do valor da “taxa do lixo”, sendo que o contribuinte não seria afetado por tal proposta.
Ao ocupar a tribuna para discutir a propositura, os vereadores contrários ao PLC 9/2021 afirmaram que, apesar da obrigatoriedade dos municípios se adequarem a Lei de Saneamento Básico, a prefeitura não deveria transferir os custos da taxa do lixo à população, principalmente em um período de pandemia. Eles também defenderam que o projeto que aumenta a "taxa do lixo" deveria ser mais discutido com a população.
Reunião Ordinária - Também na noite desta segunda-feira, os vereadores aprovaram oito moções de aplausos, uma de apelo e quatro requerimentos na 34ª ordinária reunião ordinária de 2021.
Os trabalhos das reuniões ordinárias e extraordinárias têm início às 19h30 e podem ser acompanhados por meio de transmissão ao vivo da TV Câmara na frequência 11.3 UHF da TV digital aberta, no canal 4 da NET/Claro, no 9 da Vivo Fibra, além de transmissão simultânea nos perfis da Câmara Municipal de Piracicaba no Facebook/camarapiracicaba e Youtube. A Rádio Educativa FM - 105,9 MHz - abre seus microfones a partir das 20h, após o horário do programa "A Voz do Brasil". Outra opção em áudio disponível é pela Rádio Câmara Web, que pode ser acessada por meio do camarapiracicaba.sp.gov.br - link "Rádio ao Vivo".