PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

11 DE JULHO DE 2025

Atividades da Escola do Legislativo reúnem 1.473 participantes no semestre


Cursos de Libras e o programa “Conheça o Legislativo” somaram 50 encontros dos 71 realizados



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Ao longo do primeiro semestre de 2025, a Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon” da Câmara Municipal de Piracicaba promoveu atividades com a participação de 1.473 interessados distribuídos em 17 atividades. O projeto “Conheça o Legislativo” e os cursos de Libras, nos níveis básico e intermediário, foram as atividades com maior número de encontros, totalizando 50 dos 71 realizados no período.

Com carga horária de 120 horas, as aulas dos dois módulos do curso de Libras foram realizadas presencialmente na sede da Escola do Legislativo, entre os dias 18 de março e 24 de junho, nos períodos da manhã (nível 1) e da tarde (intermediário). Os cursos foram ministrados pela professora Vilma de Jesus da Conceição, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus Piracicaba. "O uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos trabalhos da Câmara, traz o direito da pessoa surda de saber o que está acontecendo na Casa de Leis", declarou a professora, que também destacou a importância da continuidade da parceria com a Câmara devido aos "bons frutos", com a adesão da população ao trabalho de inclusão e acessibilidade.

O programa “Conheça o Legislativo” teve 18 encontros ao longo do semestre, com a participação de alunos de escolas dos setores público e privado de Piracicaba. O objetivo do programa é incentivar a participação dos jovens na política, por meio da integração entre a Câmara e a comunidade escolar do município. Durante os encontros, os estudantes assistem a apresentações sobre a história do surgimento das câmaras municipais, especialmente da Câmara de Piracicaba; a separação e o funcionamento dos três poderes na República Federativa do Brasil – Legislativo, Executivo e Judiciário – e aprendem como funciona a dinâmica de uma reunião ordinária, por meio de uma simulação.

Para o vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola do Legislativo, as duas atividades tiveram destaque graças a uma dinâmica diferenciada. "Elas são desenvolvidas em grupo, proporcionando a oportunidade de mais pessoas participarem ao mesmo tempo, além da continuidade", afirmou. 

Entre eventos presenciais e on-line, a Escola do Legislativo promoveu cinco palestras; três rodas de conversa; dois treinamentos; e seis cursos. As atividades abordaram temas relacionados ao meio ambiente, orçamento público, cultura negra e prevenção ao suicídio. Também foram promovidas atividades destinadas exclusivamente aos servidores da Câmara, como a Semana de Integração 2025 e o treinamento para criação, edição e exclusão de demandas no Plano Anual de Compras 2026 pelo sistema Câmara Digital.

Todas as atividades foram avaliadas como excelentes pelos participantes, que analisaram critérios como atendimento; adequação da carga horária; domínio do conteúdo e disciplina; abordagem dos temas; e grau de satisfação. Outro destaque foi a arrecadação de 118 litros doados pelos participantes dos encontros presenciais.

O diretor Pedro Kawai atribui os altos índices à competência e compromisso dos palestrantes, professores, conselho e equipe da Escola. “Todas as atividades desenvolvidas são amplamente debatidas pelo colegiado e preparadas para serem aplicadas, proporcionando uma alta qualidade e desse modo conseguimos elevar o nível da qualidade das matérias apresentadas”.

A Escola do Legislativo tem como objetivo promover a aproximação da população com o poder público, por meio da oferta de cursos, palestras, debates e outras atividades destinadas à formação e capacitação de cidadãos, lideranças comunitárias e agentes públicos. A proposta também inclui o incentivo à participação e à discussão de temas relevantes para a sociedade. Em parceria com instituições de ensino, a Escola também estimula a pesquisa acadêmica sobre a atuação do Poder Legislativo e a busca de soluções para os problemas do município.

O conselho da Escola do Legislativo é composto pelo diretor da Escola, o vereador Pedro Kawai (PSDB); a coordenadora Mariane Pereira; os conselheiros Silvia Morales (PV), Prof. Dr. Josué Adam Lazier, Profª Drª Heliani Berlato, o servidor Bruno Didoné de Oliveira; e a secretária Profª Érica Cruz Dinis.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Escola do Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas