PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

11 DE JULHO DE 2025

Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho


Marco Bicheiro destaca projeto que cria o selo “Empresa Amiga do Autista”, para incentivar inclusão no mercado de trabalho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador mira projeto cria selo para incentivar inclusão no mercado de trabalho

Vereador mira projeto cria selo para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador mira projeto cria selo para incentivar inclusão no mercado de trabalho

Vereador mira projeto cria selo para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador mira projeto cria selo para incentivar inclusão no mercado de trabalho



O vereador Marco Bicheiro (PSDB) protocolou o projeto de lei nº 179/2025, que propõe a criação do selo “Empresa Amiga do Autista”. A iniciativa busca reconhecer estabelecimentos que adotem políticas internas de inclusão de pessoas diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) no mercado de trabalho. 

De acordo com o projeto, poderão receber o selo empresas que, por exemplo, reservem vagas específicas para pessoas com TEA, ofereçam condições adequadas de trabalho, promovam campanhas de conscientização e incentivem a participação desses profissionais em funções de maior remuneração.

O texto prevê que a adesão ao selo será gratuita. Entre os benefícios destacados estão o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991), a redução do risco de multas do Ministério do Trabalho, além do fortalecimento da cultura organizacional e da imagem da empresa perante clientes e investidores.

As empresas interessadas deverão comunicar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que atuará em parceria com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para encaminhar candidatos com TEA às vagas e capacitações.

Ainda segundo a proposta, as empresas poderão usar o selo em rótulos, embalagens, materiais publicitários e na divulgação de serviços como diferencial competitivo.

Na justificativa, o vereador destaca que a medida busca incentivar não apenas o cumprimento da cota legal de pessoas com deficiência, mas também ampliar as oportunidades para pessoas com TEA, criando um ambiente corporativo diverso, acolhedor e consciente.

O projeto de lei segue em análise nas comissões da Câmara antes de ser levado à votação em plenário.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Ações dos Mandatos Edson Bertaia

Notícias relacionadas