PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE NOVEMBRO DE 2018

Câmara recebe oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão


Evento da Defesa Civil estadual ocorre na Câmara nestas quinta e sexta-feiras



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Oficina será no Salão Nobre Helly de Campos Melges



A Câmara recebe nos dias 8 e 9 (quinta e sexta-feiras), das 8h às 17h, a terceira oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão, ministrada pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo a 35 dos 90 municípios da região de Campinas. O evento no Salão Nobre Helly de Campos Melges tem como objetivo reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas.

O responsável pela oficina será Alberto Luís, capitão da Polícia Militar e diretor da Divisão de Prevenção e Preparação da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Ele irá falar sobre o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Em 2018 serão realizados oito treinamentos, nas regiões de Registro, Campinas, Santos, São José dos Campos e Litoral Norte, Metropolitana, Sorocaba e Itapeva de São Paulo.

A oficina é realizada sempre nos meses que antecedem a temporada de chuvas. Os treinamentos têm como objetivo capacitar e especializar os agentes municipais, levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. Segundo a assessoria de imprensa do órgão estadual, a Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos, entre 1º de dezembro e 31 de março.

Os temas a serem abordados são Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercícios Práticos; serão abordados na oficina.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara

Notícias relacionadas