
03 DE JULHO DE 2014
Por iniciativa de Trevisan, Câmara homenageou seis profissionais do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.
Solenidade homenageou seis bombeiros com o título e dois com menção honrosa
Seis bombeiros que se destacaram em suas atividades foram homenageados pela Câmara, além de outros dois que estão no quadro de reservas de oficiais da corporação. A iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) teve como principal objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais, tanto em ocorrências como também no setor administrativo. Eles receberam o título de "Bombeiro do Ano 2014", em reunião solene realizada no salão nobre, na noite desta quarta-feira (2).
O 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba conta com aproximadamente 500 colaboradores, sendo 153 somente na cidade. São duas unidades de resgate, duas de combate a incêndio, uma para salvamento, uma para comando de área e outras de apoio.
O primeiro a fazer uso da palavra foi o tenente-coronel José Eduardo Zampieri, comandante do 16º Grupamento. Ele agradeceu a iniciativa de Trevisan e disse que a homenagem é o reconhecimento público do trabalho realizado pela corporação. "Temos 97% de aprovação da população. Homenagens como esta fazem com que busquemos os 3% que faltam", afirmou.
Em seguida, o coronel Humberto Figueiredo, comandante do CPI-9 da Polícia Militar, citou, em seu discurso, a morte, em Santos, de um bombeiro de 43 anos e com três filhos, ocorrida no dia anterior à reunião solene, durante uma ocorrência de incêndio. "Isso enfatiza a importância desta solenidade", comentou.
Representando o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), o comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Silas Romualdo, também parabenizou Trevisan e a Câmara e destacou "a dedicação, o trabalho e os atos de heroísmo da corporação, exemplar para o Estado de São Paulo". "O bombeiro é o grande amigo do povo piracicabano", disse.
Finalizando os pronunciamentos, Trevisan retomou a importância da credibilidade da corporação para a população. "Esta noite de homenagem é especial. Tenho orgulho de ser o autor desta solenidade e também de ter o título de "Amigo do Bombeiro". Aqueles que recebem a homenagem estão representando todos aqueles que fazem parte da corporação", afirmou o vereador. "Credibilidade é a palavra. A credibilidade está ligada ao Corpo de Bombeiros. Vocês fizeram e fazem a diferença em Piracicaba", acrescentou.
RECONHECIMENTO - Foram homenageados o major Samuel Rebessi Penteado, o primeiro tenente Júlio César de Magalhães Cavellani, o cabo Guaracy Ribeiro Filho, o cabo Ricardo Barbosa Lopes, o soldado Lucas da Cruz e o soldado Edgar Aparecido dos Santos.
Também foram homenageados, com certificado de menção honrosa ––em reconhecimento ao trabalho daqueles que passaram pelo Corpo de Bombeiros e hoje estão no quadro de reservas da corporação––, os coronéis Silas Varela Sendin e Hugo Mazzoti Junior. Mazzoti não pôde comparecer ao evento e receberá a menção honrosa posteriormente.
O major Penteado fez uso da palavra em nome dos homenageados. Ele agradeceu o reconhecimento da Câmara. "Estamos lisonjeados, enaltecidos e orgulhosos com o título de "Bombeiro do Ano". Aumenta nossa responsabilidade. Estendo essa homenagem a todos os bombeiros do 16º Grupamento de Piracicaba", disse.
Também fizeram parte da mesa diretiva da solenidade o vereador Dirceu Alves da Silva (PROS); o sargento Hewer Ricardo Vilanova Machado, representando o Exército Brasileiro; o sargento Pedro Henrique Dias, representando a Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar; e Marcel Zotelli, presidente do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba).