
25 DE MARÇO DE 2025
Moção reconhece trajetória de Letícia Peres Françoso no Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD) durante dois mandatos
Moção é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou a moção 44/2025, de aplausos a Letícia Peres Françoso, pelos dois mandatos como presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A propositura foi apresentada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e votada na 14ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (24).
Natural de Piracicaba e diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), Letícia Peres Françoso presidiu o Conselho Estadual após assumir o cargo em razão da vacância deixada pelo falecimento do então presidente, Chico Pirata. Durante sua gestão, permaneceu por dois mandatos à frente do órgão, que tem papel fundamental na formulação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.
A moção ressalta o encerramento do mandato de Letícia, ocorrido durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD), gestão 2025/2027, realizada no último dia 24, no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
O evento contou com a presença da deputada estadual Andrea Werner (PSB), do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e do defensor público Davi Failde.
Na solenidade, Letícia Françoso discursou em tom de agradecimento pela oportunidade de liderar o colegiado e destacou a importância da continuidade das lutas por direitos e inclusão. Em sua fala, citou um trecho da escritora Cecília Meireles: “Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar”, enfatizando a necessidade de coragem e persistência.
A moção será entregue a Letícia Peres Françoso, em reconhecimento como conselheira e presidente do Conselho Estadual, bem como sua contribuição à promoção da equidade e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Em seu discurso de despedida, ela reforçou que o papel dos conselheiros é lutar pela efetivação das leis existentes e pela construção de um futuro mais justo e igualitário, destacando o lema do movimento: “Nada sobre nós sem nós”.
O vereador Pedro Kawai agradeceu a aprovação da moção e destacou o “brilhante trabalho” da homenageada. “Letícia encerra seu mandato com significativa contribuição para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência".