PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE AGOSTO DE 2018

Câmara Convida desta sexta teve trilha sonora ao som de violino


Professor de violino, Luiz Fernando Dutra falou dos benefícios da música na vida das pessoas. Programa foi ao ar, ao vivo, pela TV Câmara no início da tarde de hoje (24)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Músico e professor Luiz Fernando Dutra participando, ao vivo, do programa "Câmara Convida"

Músico e professor Luiz Fernando Dutra participando, ao vivo, do programa "Câmara Convida"
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Dutra tocou trilhas sonoras dos filmes "Cinema Paradiso" e "O Fantasma da Ópera"

Dutra tocou trilhas sonoras dos filmes "Cinema Paradiso" e "O Fantasma da Ópera"
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Câmara Convida vai ao às sextas-feiras pela TV Câmara de Piracicaba

Câmara Convida vai ao às sextas-feiras pela TV Câmara de Piracicaba
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Músico e professor Luiz Fernando Dutra participando, ao vivo, do programa "Câmara Convida"






“A música é o alimento da alma” A edição do programa “Câmara Convida”, da TV Câmara, exibido ao meio dia de hoje (24), começou de uma maneira diferente em relação a programas anteriores. O violinista Luiz Fernando Fischer Dutra abriu a atração tocando, com o seu violino, a trilha sonora do filme “Cinema Paradiso”. Ele foi o convidado desta sexta-feira e abordou a importância da música na vida das pessoas.

Proveniente de uma família de artistas – sendo que o bisavô Benedito Dutra foi maestro da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e seus irmãos João e Archimedes Dutra eram pintores – Luiz Fernando iniciou a carreira com a flauta doce. Posteriormente começou as aulas de violino, instrumento que faz parte da sua vida há 36 anos. Atualmente, é violinista da Orquestra Sinfônica de Limeira (SP) e professor de violino, além de ser maestro condutor do projeto “ABC do Dó Ré Mi”, destinado a crianças do ensino infantil que vão ao teatro municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, para ter noções sobre música erudita.

Dutra acredita que não basta ensinar a educação religiosa, financeira e alimentar, pois “a música merece uma atenção muito especial”. "Se nós conseguíssemos selecionar o que vamos comer, muita coisa não comeríamos. E com a música é a mesma coisa”.

Ele argumentou no programa que durante muito tempo a música clássica foi considerada de elite. “Antigamente pra você assistir a um concerto em um teatro, você teria de colocar terno e gravata. E isso acabou. Existia aquele rótulo de que a música erudita era para um determinado público. Você pode tocar rock numa orquestra. Essa quebra do preconceito foi muito importante”, destacou Dutra.

Um dos pontos que o violinista considera de extrema importância é o fato de a música retirar das ruas, crianças que até então eram recrutadas pelo tráfico de drogas. “A cultura não é despesa, é investimento. Basta ver o trabalho que é feito nas comunidades”. Mesmo assim, explica, que muitas orquestras sinfônicas e filarmônicas foram destituídas pela falta de recursos.

Além de músico e professor, Luiz Fernando Dutra é apresentador dos programas de rádio “Opus 105,9” e “Almanaque”, ambos da Educativa FM (105,9Mhz), e do “Clássicos ao cair da Noite”, veiculado nas noites de domingo pela Rádio Educadora AM (1060 KHz). Durante sua participação no Câmara Convida tocou as trilhas sonoras dos filmes "Cinema Paradiso" e " O Fantasma da Ópera", além do tradicional "Parabéns pra Você", em alusão ao primeiro aniversário do programa no próximo dia 1º. Bach e Mozart também integraram o repertório.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121 Débora Bontorim Saia
Imagens de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602
Reportagem de TV:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Edição de TV:  Paulo Soares - MTB 62.602


Câmara

Notícias relacionadas