29 DE MARÇO DE 2023
Elson de Belém foi contemplado em reunião solene nesta terça-feira (28), conforme iniciativa do vereador Cássio Fala Pira.
Câmara confere Título de Cidadão Piracicabano a produtor cultural
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, no decreto legislativo 49/2022 concedeu o Título de Cidadão Piracicabano ao produtor cultural Elson Ferreira Viana, em solenidade ocorrida na terça-feira (28), às 19h30, no salão nobre Helly de Campos Melges, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (11.3 sinal aberto digital, canal 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra) e pelas páginas do YouTube e Facebook do Legislativo Piracicabano.
Na formação de Mesa Diretora: o presidente dos trabalhos da noite e autor da solenidade, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, diretor-secretário da Associação Cultural Teatral Guarantã, Pádua Soares, idealizador do CTN (Centro de Tradições Nordestinas de Piracicaba e Região), Reinaldo Pousa e o vereador Thiago Ribeiro (PSC). Para ocupar o lugar de honra, o homenageado da noite, Elson Ferreira Viana, acompanhado por sua mãe, Izaura Rodrigues.
O vereador Thiago Ribeiro iniciou o ciclo de saudações na solenidade registrando a satisfação e alegria na honraria conferida a Elson, que o torna cidadão piracicabano de fato, além de destacar o legado social e enfatizar a sua luta pela cultura e história da cidade. "Ele não veio sozinho, trouxe consigo a Fiofó de Belém, que encanta a todos", concluiu o parlamentar em saudação a Elson ao referendar uma das personagens.
Reinaldo Pousa destacou a relevância da solenidade, numa homenagem merecida ao artista Elson de Belém. E citou passagem ocorrida nas dependências do CTN, onde em determinado momento precisava encantar mais um programa de rádio, quando Elson trouxe em cena o Xerozinho.
Na saudação a Elson, o diretor do grupo Guarantã, Pádua Soares pediu duas coisas: sendo que uma já foi realizada, se consolidando na Paixão de Cristo e, no segundo momento, quando Elson apresentou a Fiofó de Belém. Emocionado, Soares também desejou tudo de bom aos familiares de Elson, lembrando que a vida não é só de risos e sim também de lágrimas.
O vereador Cássio Luiz Barbosa falou da alegria em contemplar o artista e agradeceu a presença dos formadores da Mesa Diretora. O parlamentar lembrou de uma vez, na casa de Elson, para tomar um café, quando se inteirou da trajetória de vida de Josias - que não está mais conosco, após dois anos de cuidados, sendo chamado por Deus - o que resultou na criação de campanha em prol deste jovem, onde foi fundamental a personagem Fiofó de Belém, na arrecadação de fundos para medicamentos, em evento de sucesso, onde Elson fez a diferença. "Tenho o prazer de homenagear uma das pessoas que realmente ama o próximo e presta serviços à sociedade", concluiu o vereador, além de agradecer a presença da mãe de Elson.
O mais novo piracicabano ocupou a tribuna de honra e anunciou que faria grande saudação, importantíssima, em sua vida, lembrando que em 2014 teve um infarto, o que foi um divisor de águas, onde estava vivendo um turbilhão de acontecimentos. E, discorreu sobre um filme que passou em sua vida, desde que chegou aqui, com sua mãe, saindo de sua terra natal, vendendo todas suas coisas.
"É difícil, mais tem quer tem coragem e, acima de tudo ter foco e fé em Deus", reiterou Elson ao lembrar que quando estava em Belém pediu pra Deus mostrar um sinal. Emocionado, citou a mãe, que viria ao Estado de São Paulo para ver o seu neto.
Elson recorda que acabou ficando por aqui, em Piracicaba, sem emprego, acolhido pela irmã, que morava no Jardim Esplanada. Citou Luciano Vasconcelos, companheiro de luta. Além de comentar sobre a oportunidade que surgiu de trabalhar como porteiro - onde a moça falou que o seu currículo não era pra porteiro - onde trabalhou por um mês, no Jornal de Piracicaba.
Como artista, Elson lembra que sempre cobrava o seu comprometimento com a arte, pois isso lhe dá vida. "Hoje vivo uma parte, e por outro lado, preciso de um sustento", disse o artista, que também agradeceu Reinaldo Pousa e o vereador Cássio Luiz e sua esposa pela ajuda, de lhe dar as mãos nos momentos difíceis.
Elson também agradeceu a presença e o apoio do diretor proprietário do jornal A Tribuna, Evaldo Vicente, na veiculação de coluna cultural, desde 2019. "Minha proposta é dar visibilidade ao artista", concluiu Elson, que também destacou o papel da comunicação, a exemplo da Pirarazi, além de enfatizar a sua participação perante a Paixão de Cristo, onde fará o papel de João Batista.
Finalizou agradecendo sua mãe, que sempre esteve ao seu lado, incluindo também o filho Gabriel e Luciano, parceiro de vida. "Homenagem é pra vida e, jamais vou esquecer, trago um pouco da minha Belém, minha Amazônia, e o meu Pará", concluiu o artista.
Na finalização da solenidade, um grupo de dançarinos trouxeram os ritmos do batuque do norte e danças da Amazônia.