PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2019

Câmara aprova Dia Municipal de Conscientização sobre o Vitiligo


Projeto de lei foi a plenário nesta segunda-feira (18), na 12ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O projeto de lei 329/2018, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), foi aprovado na noite desta segunda-feira (18), na 12ª reunião ordinária. Na propositura, é instituído no calendário oficial de eventos do município o “Dia Municipal de Conscientização sobre o Vitiligo”, a ser comemorado, anualmente, no dia 25 de junho, data instituída como o “Dia Mundial do Vitiligo”.

Aprovado em primeira discussão, o projeto tem por objetivo a orientação e esclarecimento sobre a doença e a conscientização da sociedade e autoridades públicas.“É necessário criar iniciativas para sensibilizar e conscientizar a sociedade e o poder público para que seus portadores tenham um tratamento adequado e não sofram mais preconceito”, reforçou Bandeira.

A DOENÇA - o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.



Texto:  Ana Caroline Lopes


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas