
15 DE ABRIL DE 2025
Projeto concede o título de “Piracicabanus Praeclarus” ao Pr. Rodrigo Bortolazo, da Igreja do Evangelho Quadrangular do Taquaral
Edson Bertaia (MDB)
O Projeto de Decreto Legislativo 3/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), foi aprovado na 19ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (14). O projeto concede o Título de “Piracicabanus Praeclarus” ao senhor Pr. Rodrigo de Souza Bortolazo.
A proposta reconhece a trajetória de Rodrigo Bortolazo, nascido em 23 de maio de 1984, no bairro Vila Rezende, em Piracicaba. Ele é formado em Administração de Empresas pela Escola de Engenharia de Piracicaba e atua como pastor titular da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Taquaral. Sua história na instituição religiosa começou em 2001, aos 16 anos, quando passou a frequentar a igreja, se converteu ao evangelho e iniciou sua participação em atividades de discipulado, células e escola bíblica.
Segundo a justificativa apresentada, Bortolazo teve atuação em diversas áreas da igreja, como o departamento de multimídia, o grupo de jovens e ações sociais em comunidades vulneráveis. Formado pelo Instituto Teológico Quadrangular, foi consagrado ao ministério em 2012 e assumiu lideranças em templos nos bairros Nova Iguaçu e Monte Líbano, com destaque para iniciativas de evangelismo e melhorias nas estruturas físicas dos templos.
A partir de 2018, passou a atuar na área administrativa e financeira do Conselho Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular (CED/SP), com responsabilidade sobre mais de 2.400 igrejas no estado. Em 2019, assumiu a igreja do Taquaral, onde coordenou o projeto de ampliação do templo. A nova estrutura foi inaugurada em 2021, com capacidade para 400 pessoas e espaços para atividades infantis e sociais.
Na justificativa, o Edson Bertaia declarou: “O pastor Rodrigo tem um histórico de dedicação à comunidade e à obra religiosa, com ações que promovem transformação social e espiritual.”