19 DE SETEMBRO DE 2017
O vereador, a equipe dele, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal participaram da mobilização, em alusão à Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 deste mês.
Ação aconteceu no cruzamento entre as avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência
"Bebeu e dirigiu, oba!" era o cartaz que a "Morte" segurava enquanto interagia com os motoristas no cruzamento entre as avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência, na tarde desta segunda-feira (18). A ação foi promovida pelo vereador André Bandeira (PSDB) e sua equipe, em alusão à Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês.
Por ano, os acidentes de trânsito tiram a vida de 43 mil pessoas no Brasil, colocando-o na quinta posição no ranking mundial. "A cada minuto, uma vítima de acidente de trânsito fica com alguma sequela. O trânsito é o que mais colabora para o aumento do número de deficientes em nosso país", disse Bandeira, ao citar que a faixa etária entre 18 e 29 anos concentra o maior número de ocorrências.
Bandeira ficou tetraplégico ao ser vítima de uma colisão, há 21 anos ––ele estava sem o cinto de segurança no momento do impacto. O acidente, no cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Voluntários de Piracicaba, foi causado por um motorista embriagado, que avançou o sinal vermelho e colidiu com o seu carro.
Com a batida, Bandeira quebrou o pescoço, ficando sem os movimentos do tronco para baixo. "Talvez se eu estivesse com o cinto de segurança, minha história poderia ter sido outra", afirma.
Nesta segunda-feira, o vereador deu o exemplo e motivou sua equipe a participar da ação: dois integrantes ––um como "acidentado" e outro como a "Morte", que segurava o cartaz "Bebeu e dirigiu, oba!"–– entregaram aos motoristas o panfleto "Não dê carona para a morte", com informações sobre direção segura.
Em Piracicaba, de janeiro a julho deste ano, 36 pessoas morreram devido a acidentes de trânsito ––um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram registradas 21 vítimas fatais na cidade e nas rodovias.
Também participaram da ação a Polícia Militar, com a Ronda Ostensiva e o apoio de motocicletas, e a Guarda Civil Municipal.