
08 DE ABRIL DE 2025
Requerimentos de André Bandeira foram aprovados na reunião ordinária desta segunda-feira
Requerimentos de André Bandeira foram aprovados na reunião ordinária desta segunda-feira
O vereador André Bandeira (PSDB) reforça ao Executivo os pedidos para a construção de uma creche e de uma UBS (unidade básica de saúde) no bairro Ondas. As demandas são objetos, respectivamente, dos requerimentos 279 e 280/2025, aprovados nesta segunda-feira (7), durante a 18ª Reunião Ordinária.
O parlamentar aponta que o Ondas "está passando por um crescimento populacional significativo", o que tem gerado uma demanda crescente por serviços essenciais, como os de educação infantil e atendimentos básicos de saúde. Tanto a creche quando a UBS mais próximas situam-se em outros bairros e acabam sobrecarregadas, sem conseguir lidar "com eficiência à crescente demanda, prejudicando a qualidade do atendimento prestado".
Sobre a construção de uma creche no Ondas, André Bandeira pergunta, no requerimento 279/2025, se é possível atender à crescente demanda por educação infantil no bairro, se existem recursos disponíveis para a obra e se foi feito "levantamento específico sobre a quantidade de crianças em idade escolar no bairro e a de vagas disponíveis nas unidades de educação infantil mais próximas".
"Se não for possível construir uma nova unidade no bairro, quais são as alternativas consideradas para suprir a carência de vagas de educação infantil? Quais são os principais obstáculos que impedem a construção de uma nova unidade no bairro, dado o aumento da população local? Caso não seja possível atender a essa demanda no curto prazo, qual o cronograma de ações para garantir que as crianças da região tenham acesso à educação infantil de qualidade no futuro?", são as outras perguntas de André Bandeira ao Executivo.
Já no requerimento 280/2025, o vereador questiona por que a indicação 928/2025, que trata da construção de uma nova unidade de saúde no Ondas, "ainda não foi oficialmente respondida", se a obra consta no "planejamento estratégico da saúde do município para os próximos anos" e se o Executivo prevê expandir as UBSs de modo a incluir o bairro como prioridade, "dada a crescente população na região".
André Bandeira também quer saber quais critérios estão sendo adotados para avaliar a urgência e a necessidade de construção de novas unidades de saúde em Piracicaba, se o aumento da demanda por serviços de saúde no Ondas foi registrado em algum levantamento feito pela Secretaria de Saúde e, caso a nova UBS não seja "viável no curto prazo", se há alternativas para aumentar a capacidade de atendimento nas unidades próximas ao bairro.