PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

08 DE ABRIL DE 2025

Demora para o agendamento de cirurgias ortopédicas é questionada


De acordo com o vereador André Bandeira (PSDB), muitos pacientes aguardam há anos por procedimentos cirúrgicos essenciais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador André Bandeira (PSDB) alerta que demora na realização dessas cirurgias pode resultar em complicações sérias



A situação de pacientes que enfrentam demora no agendamento de cirurgias ortopédicas motivou o requerimento nº 294/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), aprovado na 18ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (7). O parlamentar salienta que a situação compromete a saúde, qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.

Segundo o parlamentar, muitos aguardam há anos por procedimentos cirúrgicos essenciais, mesmo em casos que deveriam ser tratados com urgência, como fraturas e lesões articulares graves. “A demora na realização dessas cirurgias pode resultar em complicações sérias, como dores crônicas, deformidades e incapacidades permanentes, além de impacto psicológico significativo”, traz o texto do documento. André Bandeira coloca ainda que a falta de transparência e de medidas para solucionar o problema têm gerado indignação na população.

Ele questiona qual é o número atual de pacientes na fila de espera para cirurgias ortopédicas no município, quantos procedimentos foram realizados nos últimos cinco anos e qual é a média anual de cirurgias. Quer saber ainda qual o tempo médio de espera para agendamento, se há diferenciação conforme a gravidade do caso e quantos pacientes aguardam há mais de dois anos.

O vereador também pergunta quais são as principais causas da demora no agendamento, se há problemas de infraestrutura, falta de médicos ou outros fatores e quais medidas serão adotadas. E ainda se estão previstas parcerias com clínicas privadas para reduzir a fila de espera ou alguma estratégia para priorizar cirurgias urgentes e também se há planos de ampliação da capacidade cirúrgica, dentre outros questionamentos.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas