
09 DE MAIO DE 2025
Roberto Cho receberá a Medalha de Mérito Legislativo por atuação nas relações entre Brasil e Coreia e por ações sociais em Piracicaba
Homenagem é de iniciativa do vereador Cássio Fala Pira (PL)
O Projeto de Decreto Legislativo 16/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, foi aprovado, em discussão única, na 24ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite de quinta-feira (8). A proposta concede a Medalha de Mérito Legislativo ao senhor Suk Hyung Cho, conhecido como Roberto Cho.
A propositura reconhece a atuação de Roberto Cho no fortalecimento das relações comerciais e culturais entre Brasil e Coreia do Sul, bem como sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do país. Além disso, destaca a trajetória de Cho como empresário e líder de instituições, com ações relevantes na Ásia e no Brasil.
Segundo o texto do projeto, Roberto Cho fundou e preside a Associação Comercial e Industrial Brasil-Coreia do Sul (ACIBC), além de ter atuado em setores como hotelaria, varejo e comunicação na Coreia. No Brasil, é responsável pela instalação de indústrias em cidades como Limeira, Piracicaba e São Pedro, gerando empregos e promovendo ações sociais.
O vereador Cássio Luiz Barbosa afirmou que “Roberto Cho tem promovido iniciativas em apoio a instituições que cuidam de idosos e famílias em situação de vulnerabilidade, com destaque para a Comunidade da Portelinha, em Piracicaba”. Também mencionou o papel estratégico de Cho no diálogo com o Consulado Geral da Coreia do Sul e com a KOTRA para ampliar investimentos no país.
O parlamentar destacou que, em fevereiro de 2025, Roberto Cho se reuniu com o senador Marcos Pontes para discutir parcerias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Em outro encontro, no mesmo mês, esteve com o presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), e com o próprio autor do projeto. “A reunião tratou da expansão da presença de empresas sul-coreanas em Piracicaba, principalmente no setor automotivo”, afirmou.
Para o vereador autor da homenagem, o interesse de novos grupos industriais pode gerar empregos e ampliar a produção local. “É fundamental estimular a criação de distritos industriais e atrair empresas de componentes automotivos para impulsionar o crescimento econômico da cidade”, defendeu.