05 DE FEVEREIRO DE 2014
Vereador protocolou o Projeto de Lei 11/14, onde determina a realização de atividades na cidade sobre a síndrome no dia 2 de abril
O vereador André Bandeira (PSDB) protocolou o Projeto de Lei 11/14 para instituir o Dia Municipal da Conscientização do Autismo, síndrome que afeta o desenvolvimento em três áreas: comunicação, socialização e comportamento. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas tenham autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas.
A propositura prevê que o Dia Municipal da Conscientização do Autismo seja realizado anualmente em 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Autismo. A finalidade é desenvolver ações culturais e de lazer, eventos educativos, campanhas institucionais, seminários, palestras e cursos a fim de conscientizar e promover a troca de experiências e ideias.
“É muito importante que a data seja celebrada no município. Os autistas não têm características físicas ou traços de fisionomia atípicos que podem caracterizá-los, por isso muitas vezes são interpretados como ‘mal educados’ e esse tipo de preconceito que precisa ser desmistificado”, diz o vereador.
Nos últimos anos, em 2 de abril alguns monumentos e prédios públicos têm sido iluminados de azul, a cor-símbolo do autismo pelo fato da síndrome ser mais comum nos meninos – na proporção de quatro para cada menina.
“A importância da conscientização está na possibilidade da pessoa com autismo receber estímulo e intervenções adequadas, melhorando seu desenvolvimento e, consequentemente, sua qualidade de vida e a de seus familiares”, finaliza.