
16 DE OUTUBRO DE 2018
Projeto de decreto legislativo do vereador Marcos Abdala foi aprovado nesta segunda-feira, 15, durante a 61ª reunião ordinária
Todo dia 30 de julho será comemorado na Câmara, por meio de reunião solene, o aniversário do bairro Paulista. A cerimônia foi instituída pelo projeto de decreto legislativo 55/2018, do vereador José Marcos Abdala (PRB), aprovado segunda-feira (15), na 61ª reunião ordinária.
O bairro, localizado em terras da antiga propriedade de Barão de Serra Negra, Francisco José da Conceição, foi deixado como herança para a família em 1883. Anteriormente, era chamado de Vila Dr. João Conceição e até Vila Nazareth — pela relação com a Chácara Nazareth —, mas o nome que permaneceu foi Paulista, decorrente da estrada de ferro da Companhia Paulista, cuja estação central foi instalada no limite do bairro com o Centro.
O crescimento foi gradativo. Ficou conhecido definitivamente como Paulista a partir de 30 de julho de 1922, quando ocorreu a inauguração da estação de trens da Companhia Paulista, denominada Estação Paulista (para diferenciar da Estação Sorocabana).
"Hoje o bairro apresenta um comércio forte, um centro de lazer e cultura importante para a cidade, milhares de residências, além de ter servido como base para bairros vizinhos como o castelinho", declarou o vereador.