PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE OUTUBRO DE 2018

Após pedido de Trevisan, praça Imaculada Conceição recebe melhorias


Demolição dos sanitários da praça teve início nesta quinta-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) iniciou, na manhã desta quinta-feira (11), a demolição do banheiro da praça Imaculada Conceição, localizada no bairro Vila Rezende. A reivindicação era um pedido antigo da comunidade e foi encaminhada pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) ao Executivo várias vezes.

Trevisan Jr. ressaltou a necessidade da realização destas intervenções, visando garantir segurança aos moradores e comerciantes do bairro. O espaço era utilizado para uso e comercialização de drogas, assim como para a prática de atos sexuais.

“A Praça Imaculada Conceição deixou de ser um cartão postal da cidade. As pessoas de bem ficaram com medo de frequentar o local, principalmente pela presença de pessoas mal-intencionadas cometendo furtos, ameaças e intimidações”, comentou o parlamentar.

A luta do vereador pela revitalização da praça teve início em 2011 e os pedidos de sua autoria já somam nove proposituras, entre indicações (663/2014, 922/2014, 2.488/2015, 1.923/2017, 2.555/2017) e requerimentos (400/2011461/20141.039/2015 e 748/2017). Além disso, o parlamentar enviou ao Executivo diversos ofícios, que não precisam passar pela mesma burocracia legislativa das outras proposituras.

Sem melhorias na praça ou respostas efetivas às suas reivindicações, Trevisan Jr. levou o caso ao Ministério Público. Em março deste ano, ele protocolou o pedido de abertura de inquérito civil contra o descaso e a falta de segurança na praça Imaculada Conceição.

O parlamentar também destacou a situação diversas vezes ao usar a tribuna do plenário durante as reuniões ordinárias da Casa, bem como em entrevista concedida em 2014 ao programa “Primeiro Tempo”, da TV Câmara, quando comentou sobre a ideia de demolir o coreto e os sanitários para impedir que servissem de refúgios a criminosos.  

Para reforçar o pedido, emendas ao PPA (Plano Plurianual) 2018-2021 foram protocoladas por ele em forma de indicação ao Executivo e a emenda 11 foi acrescentada a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2019, solicitando a inclusão de R$200 mil destinados a implantação e ampliação das bases da Guarda Civil Municipal na praça Imaculada Conceição e na praça José Bonifácio, no Centro.

Em abril deste ano, o vereador marcou os 13 anos de abandono da praça com ato simbólico. Ele visitou o local, cantou “parabéns”, sobrou velinhas e cortou bolo em repúdio a negligência da Prefeitura com o espaço.

Após reunião com o prefeito Barjas Negri (PSDB), solicitações como poda das árvores, limpeza de arbustos e retirada de bancos danificados foram atendidas pela Sedema, em julho de 2017. Trevisan Jr. enalteceu a ação em uso da tribuna na 41ª reunião ordinária de 2017, mas destacou que muito ainda precisava ser feito no local.

O parlamentar destacou ainda que sua luta em prol da praça irá continuar. Segundo ele, o objetivo é conseguir a instalação de uma academia ao ar livre, playground e reforçar a segurança com a instalação de um posto da Guarda Civil Municipal. “A ideia é possibilitar que a praça se torne um espaço de lazer e que os moradores possam utilizar o local com maior segurança e qualidade de vida”, afirmou Trevisan.

 



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia


Infraestrutura Urbana Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas