09 DE NOVEMBRO DE 2017
A previsão é que a colocação dos equipamentos ficarão disponíveis à população já no início do ano de 2018. A prefeitura gastará em torno de R$ 40 mil nos aparelhos.
Academia híbrida do Piracicamirim contempla pedido de André Bandeira
O vereador André Bandeira (PSDB), na manhã desta quinta-feira (9) se reuniu com o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, acompanhado do engenheiro Márcio Antonio Maruco, que vistoriaram o local, no complexo do Parque de Lazer Piracicamirim, que receberá os equipamentos básicos para se garantir em Piracicaba a construção e instalação da primeira academia 100% inclusiva, que atenderá toda a população, no final da rua Jorge Zohlner, proximidades do T.I. (Terminal de Integração).
A academia híbrida consiste em uma nova forma de equipamentos que são totalmente inclusivos, tanto a pessoa com ou sem deficiência podem utilizar o mesmo aparelho para se exercitar. Autor da solicitação, o vereador André Bandeira destaca que os frequentadores, cadeirantes ou não, poderão utilizar, no mesmo espaço, sete equipamentos para condicionamento físico que trabalham os principais grupos musculares.
A consideração é que os equipamentos híbridos representam um avanço na área da atividade física, encampando características de máquinas convencionais, adaptadas em um só aparelho e tornando possível a verdadeira inclusão. A previsão final dos trabalhos é para o mês de janeiro de 2018. As obras serão bancadas com recursos da própria secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente, na ordem de R$ 40 mil.
A grande novidade do sistema a ser implantado no Piracicamirim também incluiu os deficientes visuais. Na placa de cada aparelho constarão inscrições em Braille detalhando o tipo de equipamento e qual parte do corpo que é trabalhado.
Os aparelhos são: máquina de abdominal, puxada alta, bíceps, tríceps, supino, remada e ainda torre de bicicleta. Também para garantir acessibilidade, o trânsito da região será revisto, bem como um novo portão de acesso ao local.
Bandeira enfatiza que vem trabalhando muito para que Piracicaba implantasse as academias híbridas, pois só desta forma podemos fazer a verdadeira inclusão. Além dos aparelhos serem de primeira linha, este tipo de academia proporciona uma maneira das pessoas terem acesso às atividades físicas e ao lazer.
"O compartilhamento de espaços e equipamentos propicia a verdadeira inclusão, possibilitando a convivência entre pessoas com ou sem deficiência e atendendo as disposições da Lei Brasileira de Inclusão, a 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), acrescentou o parlamentar.
O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten destacou a importância do município garantir acessibilidade para todo cidadão. Além de considerar as mais de 450 áreas e parques de lazer, acrescendo as mais de 60 academias de ginástica pela cidade. E, também anunciou a elaboração de projeto de lei para estimular o plantio de árvores em praças que abrigam aparelhos de ginástica, dado às reclamações da população sobre a exposição excessiva do sol escaldante, que muitas vezes inviabilizam o uso dos equipamentos.
Morador da região e frequentador do complexo esportivo e de lazer do Piracicamirin, Espedito de Souza Ramos, 78, cobrou melhoramentos, como reparos em buracos e, consertos de aparelhos quebrados. Já o morador Francisco Granzzoto da Silva, 65, que diarimente frequenta o local elogiou a disposição da administração em manter um parque de lazer que beneficia toda uma região.
O vereador André Bandeira também acolheu as reclamações de moradores e frequentadores sobre a depredação de equipamentos, a exemplo do projeto de uma biblioteca, que utiliza as repartições de uma geladeira velha para disponibilizar livros à população.